
Exposição no Centro Cultural Vera Schubert celebra os 35 anos do Umuaraminha
Evento celebra trajetória do icônico personagem criado por Marcos Vaz, um dos símbolos oficiais da cidade


O cartunista Marcos Vaz comemora os 35 anos de criação do Umuaraminha, personagem de história em quadrinhos que se tornou um dos símbolos oficiais da cidade de Umuarama. Para marcar a data, o artista promove uma exposição especial no Centro Cultural Vera Schubert.
A abertura oficial acontece nesta quarta-feira (7), às 19h30, durante vernissage aberto ao público e com entrada gratuita. A mostra, realizada a convite da Secretaria Municipal de Cultura, permanecerá aberta para visitação entre os dias 8 e 26 de maio. O público pode apreciar a obra do cartunista sempre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no hall do Centro Cultural.
A exposição é uma oportunidade para a comunidade conhecer – ou relembrar – a trajetória do Umuaraminha. O personagem marcou gerações e serviu de base para outros trabalhos desenvolvidos por Marcos Vaz ao longo de sua carreira no Paraná e em outras regiões do país.
A história do Umuaraminha
Criado em 1989, o Umuaraminha é mais do que um personagem de HQ: ele se tornou um ícone cultural da cidade. Ele é conhecido por representar com humor e carisma o cotidiano dos umuaramenses. Segundo o cartunista, a exposição é também um agradecimento à cidade que sempre acolheu sua arte e deu vida ao seu personagem mais emblemático.
A expectativa da organização é de que a mostra tenha um bom público, composto por fãs do personagem, admiradores do trabalho de Marcos Vaz. Além disso, são esperados visitantes interessados na história cultural de Umuarama.
O secretário de Cultura, Rodrigo Pereira, reforçou o convite para a população prestigiar a exposição. “Vai ser um momento emocionante para relembrar toda a trajetória e a importância que o indiozinho xetá tem na história de Umuarama”, completou.
Em outubro de 2024 aconteceu o lançamento de um documentário sobre o personagem, intitulado “Umuaraminha – Uma História que está no Gibi”. Confira mais detalhes aqui.