Ítalo Fábio Casciola Publisher do OBemdito

Umuarama foi fundada em 1955… Mas a construção da cidade começou bem antes!

Um projeto de colonização faraônico, totalizando mais de 500 mil alqueires!

Simbolizando o início da cidade publico a imagem da primeira rodoviária - ainda em construção - onde desembarcariam os primeiros moradores de Umuarama vindos de todos os cantos do Brasil para iniciar uma nova vida... Hoje é a moderna Praça Arthur Thomas - Fotos exclusivas: Acervo de Italo Fábio Casciola
Umuarama foi fundada em 1955… Mas a construção da cidade começou bem antes!
Ítalo Fábio Casciola - OBemdito
Publicado em 11 de maio de 2025 às 12h51 - Modificado em 11 de maio de 2025 às 18h32

Uma odisseia no meio do nada, que acabou formando a cidade de Umuarama! Uma aventura fantástica protagonizada no século passado quando ainda no meio deste gigantesco território só existiam milhões de árvores formando imensas florestas, cuja dimensão é até quase impossível relatar pois elas não existem mais, e dezenas de espécies de animais selvagens. Que hoje elas só podem ser imaginadas através desta crônica ou das raras fotografias guardadas ou de cenários ‘arquivados’ na memória dos precursores que ainda estão vivos…

Logo depois de comprar estas terras de um grupo de proprietários, encabeçados pelo pioneiro Raimundo Durães, a colonizadora Cia. Melhoramentos preparou o projeto urbano e iniciou a construção de uma futura cidade “para 200 mil habitantes” (um dia chegaremos lá…).

Um projeto de colonização faraônico, totalizando mais de 500 mil alqueires, do qual germinaria o Norte Novíssimo polarizado por uma cidade que celebraria a amizade: Umuarama, a Capital da Amizade do Brasil!

A área a ser habitada já havia sido totalmente desmatada e só restavam cinzas de uma completa destruição do manto florestal que antes cobria o território. Em meio às cinzas, troncos de todos os tamanhos, carbonizados.

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Em ritmo acelerado foram surgindo as primeiras moradias, formando os primeiros bairros, abrindo as primeiras ruas. E lá no fundo continuava o desmatamento das matas que ainda restavam ao redor do território da nova urbe paranaense: Umuarama

Precursores da colonizadora

Prontamente chegaram as equipes precursoras da colonizadora: topógrafos, engenheiros, operários, máquinas pesadas e ferramentas para limpar o terreno. Corria o ano 1953, lentamente, mas os serviços andavam rápido: um verdadeiro exército atuava em várias frentes, para se encontrar num centro específico onde surgiria uma ‘praçoleta’ para concentrar os primeiros armazéns (mercados) e lojinhas. Ruas e avenidas estavam sendo abertas, deixando aflorar o arenito caiuá, antes escondido sob as raízes da floresta.

Espalhados ainda restavam milhares de toras de perobas, cedros, pau d’alhos, marfins, amoreiras, gurucaias, ingazeiros, araucárias e outras espécies, que estavam para ser retiradas e enviadas para as serrarias.

A colonizadora tinha pressa para vender os lotes urbanos e os troncos, rapidamente, depois foram desaparecendo. Em poucos meses, começaram a brotar matagais, ricos em ervas daninhas.

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Aos poucos o projeto urbanístico saía do papel e ganhava a realidade, principalmente na área central, destacando-se a Avenida Paraná, construções comerciais, praças e até o espaço para o futuro estádio já estava aberto na fase de formação da futura Capital da Amizade

As primeiras ruas e avenidas de Umuarama

As vias públicas recém-abertas pareciam sulcos por entre aquela nova vegetação imprestável. A mais visível cortava a imensa clareira ao meio, hoje Avenida Paraná. Entre o verde, cintilava toda de amarelo meio descorado de areia, o arenito caiuá.

Conforme iam sendo vendidos os terrenos, os futuros habitantes começavam a erguer suas casinhas, todas de madeira, também amarelas, mas com tons rosados.

No começo, como eram poucas, saltavam aos olhos no meio de centenas de quarteirões abertos no lugar, circundados por matas que ainda rodeavam o espaço. Mas, elas, não resistiriam por muito tempo. E, assim que chegava mais gente, as árvores iam caindo a golpes de machado como havia ocorrido com as suas antecessoras…

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Carpinteiros foram os trabalhadores que também marcaram época edificando as casas de madeira de peroba. Eles eram milhares espalhados tanto pela nova área urbana como na zona rural atuando freneticamente nas construções de moradias

Os acessos para a vila que se tornaria Umuarama

Naquele início já distante, a pequena vila recém-aberta tinha dois acessos: um que vinha de Maringá, através da trilha reservada para a futura estrada de ferro (que acabou não sendo construída!); e outro, rumo a Xambrê, outro lugarejo recém-nascido. De resto, a área ficava incomunicável…

É óbvio que era um tempo de absoluta solidão. Um lugarejo melancólico criado no meio do nada. Em completo estado primitivo com relação à comunicação com o mundo civilizado que existia a milhares de quilômetros.

Com muito sacrifício era possível chegar a Maringá e Londrina, mas estas cidades também não ofereciam nada digno de nota. Elas igualmente estavam em fase de colonização. A civilização, repito, só estava nas capitais a… mais de mil quilômetros! E as viagens demoravam absurdamente por terra, coisa de dias.

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Esta é uma fotografia rara. Mostra o sofrimento da chegada de desbravadores que vinham de longe para viver e trabalhar em Umuarama na fase pré fundação. Os antigos ônibus, chamados de “jardineiras”, ultrapassaram milhares de quilômetros na lama em tempos de chuvas. Além disso, percorriam terríveis distâncias de areia durante o calor sufocante de verão para chegar à Terra Prometida onde apostariam num futuro promissor… Um sofrimento incrível que os residentes de hoje nem imaginam!

Os primeiros aviões no aeroporto

A única porta de entrada (e saída) era mesmo o primeiro aeroporto, com pista rudimentar. Pequenos aviões (os ‘teco-tecos’) a toda hora aterrissavam e decolavam no aeródromo. As aeronaves eram fretadas por colonizadores afortunados e pelos compradores de terras vindos de grandes centros com ricas contas bancárias.

Na época, voar era privilégio de poucos. Mas era através desses aviõezinhos, também chamados de “Paulistinhas”, que chegavam remédios, instrumentos delicados para topógrafos e agrimensores. Eles não podiam vir em hipótese alguma sacolejando por transporte térreo, e comida para os funcionários das equipes instaladas nos acampamentos da colonizadora.

Só no começo de 1954, depois que a trilha para a ‘futura estrada de ferro’ (uma promessa, um calote secular, pois até hoje ela não saiu do papel – e nem vai ser construída!!!) foi alargada é que começaram as “facilidades” para a passagem de caminhões, ônibus e jipes. Mesmo assim, era uma penúria: areia em tempo de sol e buracos cheios de lama no período das chuvas. É por ali que também começaram a chegar as centenas de famílias, vindas de todos os lugares do Brasil. Elas estavam à procura da terra promissora que brotava neste imenso sertão de meu Deus.

Vale recordar que era tanta gente chegando em Umuarama que, quando chovia e algum veículo encalhava, formavam-se “engarrafamentos” quilômétricos. Muitos montavam acampamentos à beira daquele caminho, à espera que a situação melhorasse para poder seguir viagem. Essas cenas são impensáveis nos dias atuais, portanto, ninguém pode imaginar o que os pioneiros sofreram para chegar…

No primeiro verão pós-abertura da clareira para a futura cidade, com o calor insuportável toda a área virou um verdadeiro inferno abrasador, pois não restou nenhuma árvore, apenas quilômetros quadrados de terra exposta ao sol. (Quem diria, antes reinava a sombra úmida e fresca da floresta…).

Chuva, barro e água empossada

Quando chegaram o outono e o inverno, então, nova calamidade se abateu: aquelas ruas e avenidas recém-abertas pelas máquinas, transformaram-se em canais de barro nas descidas, lagoas nas baixadas. Com aquela água suja empossada por vários dias, é claro, o lugar ficava completamente coberto de nuvens de mosquitos sedentos por atacar quem aparecesse pela frente. (No passado existia a malária, hoje temos a dengue!)

Esse é apenas o comecinho de um looonga história que em 26 de junho de 2025 completará ‘oficialmente’ 70 anos com a comemoração da fundação de Umuarama!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

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A primeira grande obra foi sem dúvidas construir a principal via que é até hoje a espinha dorsal de Umuarama: a Avenida Paraná, onde reina há 70 anos o comércio. Vejam que cenário! Imaginem as lagoas de barro que se formavam nas épocas de tempestades, o canal que virava com as águas descendo velozes e furiosas até o “Baixadão” (hoje perto da Praça Santos Dumont) e as imensas nuvens de poeira provocadas pelas fortes ventanias no calor de verão… As gerações das últimas décadas nunca passaram por esses “pesadelos”!

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