Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Turma do Bem: Dentistas selecionam jovens para tratamento gratuito em Umuarama

A Mega Triagem acontecerá nesta quinta-feira (15) na Unipar. Confira os detalhes

Mega Triagem realizada em 2024 - Fotos: Turma do Bem
Turma do Bem: Dentistas selecionam jovens para tratamento gratuito em Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 12 de maio de 2025 às 14h54 - Modificado em 12 de maio de 2025 às 14h54

A Turma do Bem (TdB), maior rede de dentistas voluntários especializados do mundo, realizará a Mega Triagem Odontológica nesta quinta-feira (15) em Umuarama. O objetivo é selecionar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social para tratamento odontológico gratuito até os 18 anos.

Em Umuarama, a Mega Triagem acontecerá na clínica odontológica da Unipar Sede, localizada na Praça Mascarenhas de Moraes. A participação é aberta ao público e o atendimento será das 9h às 12h e das 14h30 às 17h. O evento, que ocorrerá simultaneamente em 142 cidades de diferentes estados brasileiros.

A dentista Naira Neri Santana coordena a iniciativa na Capital da Amizade e é voluntária do projeto desde 2014. A Turma do Bem já atendeu, de forma gratuita, cerca de 100 participantes em Umuarama. Mais de 20 dentistas atuam como voluntários na cidade e o projeto está sempre aberto à entrada de novos profissionais (confira no fim da reportagem como aderir).

Em junho de 2024, a Turma do Bem realizou uma Mega Triagem que selecionou mais 18 crianças e adolescentes umuaramenses para atendimento gratuito.

Mega Triagem

Os jovens que quiserem participar da Mega Triagem devem ter entre 11 e 17 anos e estar acompanhados de um responsável. Além disso, é necessário apresentar RG e comprovante de residência no local da triagem.

Durante a ação, os dentistas voluntários avaliarão os participantes por meio de um exame visual não invasivo. Os profissionais registrarão informações sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente, além de oferecerem um kit de higiene bucal.

Em algumas cidades, o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, da Colgate, estará presente. A iniciativa contará com atividades de educação e distribuição de kits de higiene bucal voltadas para crianças de 5 a 10 anos e seus responsáveis.

Após a triagem, a equipe da Turma do Bem enviará uma carta de aprovação com as informações necessárias para os jovens que forem selecionados. Em seguida, o dentista começará o agendamento das consultas para o tratamento odontológico gratuito.

Dentistas Buscam Jovens Para Tratamento Gratuito Em Umuarama (1)

Turma do Bem

A Turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo. O projeto tem com mais de 18 mil dentistas voluntários que atuam em 12 países.

A organização oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais. O foco são dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 23 anos, a Turma do Bem impactou mais de 89 mil jovens e 1100 mulheres.

Em busca de dentistas voluntários

A coordenadora da Turma do Bem em Umuarama informa que a ONG está em busca de mais profissionais voluntários. Os dentistas participantes irão realizar os atendimentos de forma gratuita para o beneficiado.

Naira ressalta que os interessados em contribuir com o trabalho solidários não precisam ter especialidade. Além disso, o próprio profissional determinará quantas crianças ou adolescentes conseguirá atender e atendem em seu próprio consultório. Eles proporcionarão tratamento odontológico gratuito até que os participantes completem 18 anos.

Os profissionais podem fazer o cadastro diretamente no site da Turma do Bem e procurar o programa Dentista do Bem. Há um link que direciona para que o profissional seja um voluntário da ONG.

Dentistas Buscam Jovens Para Tratamento Gratuito Em Umuarama (2)

(Reportagem: OBemdito e Comunicação TdB)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas