
Com apenas 7 anos, aluno de escola municipal de Nova Olímpia publica seu primeiro livro
E o mais impressionante: Gabriel escreveu a história em menos de 7 dias


O pequeno Gabriel Viana Goulart, de apenas 7 anos, morador de Nova Olímpia, escreveu e publicou seu primeiro livro, intitulado ‘A Aventura de Lus‘. O processo de produção da obra, incluindo escrita, documentação e regulamentação, levou apenas 35 dias. E o mais impressionante: Gabriel escreveu a história em menos de 7 dias.
A mãe, Andressa Viana Laroca, de 29 anos, contou para OBemdito que o interesse do menino pela educação começou muito cedo, por volta dos 3 anos. “Sempre tivemos cadernos e livros compatíveis com a idade dele. Mas ele queria muito estudar, só que eu não consegui colocá-lo na creche municipal pelo fato de eu não estar trabalhando. Então coloquei ele no Kumon. Hoje ele estuda na Escola Municipal Professora Maria Rodrigues Travaglia”, explicou.
A criação do livro
Segundo Andressa, a ideia do livro surgiu de forma espontânea. Gabriel compartilhou com ela uma história que tinha imaginado e, a partir dali, começaram a dar vida ao projeto. Ele criou os personagens, desenhou as ilustrações e definiu as características de cada um.
“Ele fez os desenhos, escolheu as características dos personagens e todo o resto. Jogamos na inteligência artificial para melhorarmos, e assim fizemos várias vezes até ficar do jeitinho que ele imaginava na mente dele”, contou a mãe.
A Aventura de Lus é uma história criada inteiramente por Gabriel. A mãe relata que ele mesmo não sabe explicar de onde surgiu a ideia, mas sabia exatamente como queria que tudo fosse. Em menos de uma semana, o enredo já estava pronto.

A decisão de publicar
A princípio, a ideia era fazer apenas um único exemplar, como lembrança. Mas o entusiasmo de Gabriel foi além do esperado. “Na verdade eu falo que é algo que fugiu do meu controle. Até então iríamos fazer um único livro, só para ele, mas aí ele já começou a querer mais”, relatou Andressa.
Toda a confecção e publicação do livro foram custeadas pela família. Mesmo sendo o primeiro trabalho do pequeno autor, ele já está escrevendo a continuação da história, com novos personagens e mais aventuras.

Emoção e orgulho
Ver o filho tão envolvido e realizado com a produção do livro emocionou a mãe. Questionada sobre como se sentiu ao acompanhar de perto todo o processo, Andressa se mostrou tocada.
“É uma emoção inefável ao ver o rostinho dele enquanto observa outra pessoa lendo o livro que ele escreveu. A alegria nos olhinhos dele é a coisa mais linda. Meu filho é uma dádiva, uma benção na minha vida! Ver ele se sentindo realizado não tem preço pra mim. Faria tudo novamente quantas vezes for necessário!”, afirmou.
Divulgação e vendas
Os primeiros exemplares de A Aventura de Lus já foram enviados para familiares em Apucarana (PR), São Manoel (SP) e Sorriso (MT). O livro está disponível para venda. Quem quiser adquirir um exemplar pode entrar em contato diretamente com a mãe, Andressa, pelo WhatsApp: (44) 98822-2731.

Além disso, haverá uma feira de lançamento no dia 30 de maio, na Escola de Artes Marciais Valente Hara, localizada na Rua Curitiba, esquina com a Rua Rio Grande do Sul, em Nova Olímpia. Será uma oportunidade para o público conhecer o jovem autor e garantir um exemplar do seu primeiro livro.
Leia também: Tatuador de Umuarama recria aréolas e ajuda mulheres a recuperarem autoestima


