Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Umuarama: Inscrições para castração gratuita de cães e gatos podem ser feitas no dia 2 de junho

A partir do próximo mês as inscrições acontecerão no período da tarde

Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Inscrições para castração gratuita de cães e gatos podem ser feitas no dia 2 de junho
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 14 de maio de 2025 às 17h26 - Modificado em 14 de maio de 2025 às 17h27

As inscrições para castração gratuita de animais domésticos pelo programa ‘Melhor Amigo’ acontecerão a partir de 2 de junho, na Prefeitura de Umuarama. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal informa que houve mudança no horário. A partir do próximo mês (junho) as inscrições acontecerão no período da tarde.

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal com a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau). O secretário Cláudio Marconi, responsável pelo setor, informou que a mudança visa dar mais comodidade às pessoas enquanto aguardam atendimento. De acordo com Marconi, as inscrições acontecem sempre no primeiro dia útil de cada mês. A partir de junho as pessoas interessadas podem fazer o cadastro a partir das 13h30.

“Nós realizamos pouco mais de 50 inscrições mensais (algumas ficam como ‘reserva’) e os contemplados recebem a visita do nosso veterinário. Depois da avaliação, os animais passam por exame de sangue. Se tudo estiver regularizado, a castração é agendada para o mês seguinte”, explicou o secretário.

O veterinário responsável pelo serviço, José Guilherme de Oliveira Junior, faz visitas domiciliares. Ele confere se as informações prestadas na inscrição são verdadeiras, bem como avalia as condições de saúde do animal.

“Filhotes abaixo de sete meses ou animais doentes não são aptos para a castração. Também verificamos se os dados informados conferem, pois só os verdadeiros tutores podem ter os animais atendidos pelo programa”, apontou.

Cadastros

Cada tutor pode cadastrar no máximo dois cães e/ou gatos de estimação. Para isso, o tutor precisa apresentar cópias de documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço atualizado, folha resumo do CadÚnico (obtida no Cras) e uma foto do animal.

“Qualquer inconsistência nos documentos, ou a falta deles, desqualifica o cadastro e o dono do animal volta para o final da fila”, alertou o veterinário. Os interessados podem obter mais informações pelo fone (44) 3621-4141, ramal 266.

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas