
Morador é preso por desacato e incitação em aglomeração com som alto
PM foi acionada por perturbação do sossego; acusado resistiu à abordagem e incitou a multidão contra os policiais


Um homem de 44 anos foi preso na noite de sábado (17) por desacato, desobediência e resistência durante uma ocorrência de perturbação do sossego público no distrito de Serra dos Dourados, em Umuarama.
A Polícia Militar, por meio da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), foi acionada por volta das 22h30 para averiguar uma aglomeração de pessoas e uso abusivo de som automotivo.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram diversos veículos estacionados irregularmente sobre a calçada, com som em alto volume.
Durante a tentativa de abordagem, um dos presentes desacatou os agentes, resistiu à revista pessoal e começou a incitar os demais frequentadores contra a guarnição.
Diante da resistência ativa e do risco gerado pelo comportamento hostil da multidão, os policiais utilizaram técnicas de contenção e equipamentos de menor potencial ofensivo para dispersar o público e garantir a segurança da equipe.
O homem foi contido, recebeu atendimento médico e, em seguida, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.
Outra prisão por desacato
Um homem de 34 anos foi preso na noite desta sexta-feira (9), em Douradina, após desacatar policiais militares durante atendimento a uma ocorrência de perturbação do sossego na Vila Formosa.
Segundo a Polícia Militar, diversas denúncias anônimas relataram que o indivíduo estaria utilizando som em volume excessivo e lançando artefatos explosivos em via pública.
Ao chegarem ao local por volta das 21h, os policiais foram recebidos com ofensas verbais e resistência por parte do morador. Mesmo após ordem legal para desligar o equipamento de som, ele se recusou a obedecer.
Diante da desobediência, foi dada voz de prisão, momento em que o suspeito resistiu ativamente à ação da equipe, sendo necessário o uso de força moderada, conforme os protocolos operacionais.
Durante a abordagem, o homem também fez ameaças contra os policiais e contra possíveis denunciantes, além de continuar com ofensas verbais.
O equipamento de som foi apreendido, e o detido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Umuarama, onde permanece à disposição da Justiça.