
Prefeitura de Umuarama e Unipar planejam centro médico com 50 consultórios; vídeo
Projeto prevê atendimento especializado, ensino acadêmico e infraestrutura moderna em terreno entre três avenidas centrais

A Prefeitura de Umuarama, em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar), planeja a construção de um novo Centro de Especialidades Médicas no município. A reportagem de OBemdito teve acesso com exclusividade ao projeto preliminar arquitetônico do complexo, que em breve deve ocupar um terreno de 4.268 m² com frente para a avenida Ângelo Moreira da Fonseca, lateral na avenida Amapá e fundos na Duque de Caxias, região central da cidade.
A edificação da Saúde Municipal contará com uma área construída de 6.480 m² distribuída entre quatro pavimentos — subsolo, térreo, segundo e terceiro andar. O objetivo é integrar atendimento médico especializado, estrutura acadêmica para ensino superior e serviços administrativos.
O térreo deve reunir o maior volume de atendimentos, com 50 consultórios médicos e sete salas de procedimento, voltadas a áreas como dermatologia, ortopedia, cirurgia e vascular. Estão previstas também duas salas de triagem, sete salas de exames de imagem, incluindo raio-X, ECG e ultrassonografia, além de espaços de apoio como sala de gesso, laboratório de imagem e área para troca de roupas dos pacientes.
No subsolo, com 1.950 m², estarão concentradas funções operacionais como estacionamento, área de ambulâncias, almoxarifado, cozinha, refeitório, lavanderia, abrigo de resíduos e gerador de energia. O local também terá estrutura de atendimento, incluindo guichês de recepção e agendamento, sanitários e vestiários para funcionários e pacientes.
A proposta ainda contempla ambientes voltados à formação de alunos dos cursos de saúde e especialização da Unipar, com quatro consultórios acadêmicos, sala de estudos, sala de professores e auditório com capacidade para 30 pessoas. A infraestrutura administrativa será composta por salas de coordenação, gestão e arquivo geral.
Todos os pavimentos contam com áreas de espera, salas de enfermagem e espaços de esterilização e expurgo. O projeto assinado pelo escritório de Arquitetura Antonio Abrão segue agora para fases de detalhamento técnico e viabilidade financeira, que devem ser divulgados em breve pela parceria.
À redação, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que ainda não há previsão para o início das obras, nem outros detalhes sobre a construção. Já a assessoria da Unipar, disse que a reitoria ainda está finalizando alguns pontos relacionados à parceria. E, que assim, que toda a documentação estiver concluída, as informações serão repassadas.