
Festival gastronômico em Umuarama terá pratos a R$ 29,90; inscrições vão até terça
‘Umuarama no Prato’ será realizado de 10 a 16 de junho; participação é gratuita para bares e restaurantes


Estão abertas até a próxima terça-feira (27) as inscrições para o 1º Festival Gastronômico Umuarama no Prato, que integrará a programação dos 70 anos de fundação da cidade. O evento, promovido pela administração municipal, visa fomentar a economia, valorizar a culinária local e estimular o turismo gastronômico.
A participação é gratuita e destinada a estabelecimentos do setor de alimentação como bares, restaurantes e lanchonetes. Os interessados deverão oferecer um prato exclusivo ou promocional ao custo fixo de R$ 29,90 durante o festival. O evento ocorrerá entre os dias 10 e 16 de junho.
As inscrições devem ser feitas presencialmente no setor de Protocolo Geral da Prefeitura. Os interessados deverão apresentar documentos como alvará de funcionamento, licenças sanitária e ambiental, CNPJ, CPF e RG do responsável. Além disso, o candidato deve descrever o prato que oferecerá para participar da disputa.
Em reunião no auditório do Paço Municipal, o diretor de Comunicação da Prefeitura, Matheus Ferraz, orientou representantes de diversos estabelecimentos sobre os critérios do festival. O encontro também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Luiz Antonio Caviquioli.
“O festival será uma vitrine para os restaurantes mostrarem sua gastronomia, atraindo novos clientes com pratos criativos e acessíveis”, afirmou o prefeito Fernando Scanavaca. “Já para a população, será uma oportunidade de conhecer o melhor da nossa culinária a um preço convidativo.”
Potencial cultural
A festa tem potencial para se consolidar como mais um importante atrativo cultural e social entre os diversos eventos já realizados no município. Muitos deles com forte tradição e reconhecimento regional.
Com uma proposta diferenciada e voltada à valorização da identidade local, ela pode somar forças ao calendário oficial. Dessa forma, poderá atrair moradores, visitantes e fomentar a economia, especialmente nos setores de comércio, turismo e gastronomia.
Os interessados podem obter mais informações com a Secretaria Municipal de Comunicação Social, pelo telefone (44) 3621-4141.