
Campanha Maio Amarelo termina com simulação de acidente no centro de Umuarama
A simulação do sinistro mobilizou equipes de segurança e atraiu a atenção da população

Uma simulação de acidente de trânsito está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (30) no centro de Umuarama. A iniciativa marca o encerramento da campanha maio Amarelo na cidade e mobilizou várias equipes de forças de segurança.
A encenação está acontecendo no entorno da Praça Miguel Rossafa e segue todos os protocolos operacionais. Os órgãos de segurança participantes são a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PCPR), Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Ciretran, Polícia Científica/Instituto Médico-Legal (IML) e agentes de trânsito.
De acordo com a PM, a atividade inclui figurantes representando familiares dos envolvidos no acidente e cenas com veículos capotados. Além disso, há simulação de vítimas encarceradas e de pessoas em óbito, buscando realismo para fins educativos.
A princípio, a simulação está surtindo efeito. Várias pessoas que passavam pela praça Miguel Rossafa pararam para assistir as equipes desenvolvendo os protocolos de atendimento à ocorrência. O público acompanha atentamente cada detalhe da encenação do acidente.
A PM informa que ninguém precisa se preocupar, pois se trata apenas de um exercício simulado, sem risco real envolvido. “A ação é fundamental para aprimorar o preparo das equipes e sensibilizar a comunidade sobre a importância do respeito às normas de trânsito”, divulgou a corporação.
Ciretran conscientiza sobre problemática dos acidentes
Em entrevista a OBemdito, a chefe da 20ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran), Cláudia Canalli, afirmou que neste ano a campanha Maio Amarelo teve como foco a redução de mortes e acidentes no trânsito. “É um mês em que realizamos muitas palestras, atividades, blitz e, para fechar com chave de ouro, essa ação envolvendo entidades de segurança. Estamos tentando mostrar à população que precisamos nos unir para que não ocorram tantos acidentes”, disse Cláudia.
Ela lembrou que a maior parte dos acidentes de trânsito acontece por imperícia, imprudência e irresponsabilidade dos motoristas. “Nosso trabalho é de conscientização, pois uma hora pode acontecer na nossa casa”.
O tenente Thiago, do Corpo de Bombeiros, também falou que o objetivo da simulação é conscientizar a população. “Infelizmente este mês foi marcado por diversos acidentes, inclusive com óbitos em Umuarama. E essa ação visa mostrar à população os cuidados básicos”, explicou.


