
Comunidade do distrito de Elisa se une para impulsionar turismo rural e religioso
A construção de portal, igreja, gruta, pesqueiro, piscinas e pousadas fazem parte dos investimentos

Um passeio transformador, repleto de encantos naturais, hospitalidade calorosa e, agora, uma rota de turismo! Esta é a proposta que uma comunidade do distrito de Elisa, em Xambrê, oferece aos que apreciam o turismo rural e religioso. Moradores da Estrada Edna investiram em atrativos e, desde então, conquistam centenas de visitantes todo ano.
O Portal do Rosário dá às boas-vindas. Construído em 2019 na entrada da estrada, à margem da PR-182, com 11 metros de altura e um rosário gigante pendurado no centro, a obra chama a atenção.
O imponente instrumento de oração, se colocado em linha reta, tem 16 metros de comprimento e pesa 150 quilos. Foi feito de madeira peroba [de demolição]; o idealizador foi o agricultor Luiz Carlos Botari, que é um dos líderes da comunidade.

Para a construção, ele recebeu ajuda dos vizinhos, que também contribuíram financeiramente. E um artesão da cidade de Pérola, Francisco Biolo, se destaca entre os protagonistas: ele fez em torno, uma a uma, todas as contas do rosário. Incluindo a cruz e um coração [no lugar da medalha], ao todo, o rosário leva 115 peças.
“Foi um trabalho feito a muitas mãos… Eu fiz o desenho, apresentei e foi aprovado; depois, nos unimos para construí-lo… agora, todos se orgulham da obra”, diz Luiz, que recebeu a equipe d’OBemdito para um tour pela Estrada Edna, em companhia do vizinho Isael Rodrigues de Lima.

Igrejinha compõe os atrativos do turismo em Elisa
Já de início, o tour pela Estrada Edna é um convite à contemplação e reflexão. A apenas 200 metros do portal, há uma charmosa e aconchegante igrejinha. A Capela Santa Luzia é cenário de missas, momentos de oração e de festejos típicos.
A igreja fundada em 2014 tem capacidade para 60 pessoas sentadas em bancos de madeira [eucalipto branco]. Nela, também a madeira [peroba] dá forma ao altar, ao púlpito e ao sacrário. As janelas e a porta principal possuem vitrais colorido.
Entre outras imagens que fazem parte do cenário interno estão a de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Além disso, Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Xambrê, e Santa Luzia, que dá nome ao pequeno templo, compõe o espaço.

“As igrejas rurais estão se acabando… Aqui, não queremos que isso aconteça e zelamos por essa capela dia e noite, até porque se trata de um ponto de encontro da comunidade e opção de turismo”, assegura Luiz. “Porque somos uma comunidade de gente unida e de muita fé”, complementa Isael.
Eles informam que, uma vez por mês, o Padre Carlos Roberto Rampani, de Xambrê, reza uma missa. A ministra Neide Amorin Botari, esposa de Luiz, é responsável pela coordenação dos trabalhos.

Águas que jorram das pedras e a gruta Mãe Rainha
A 800 metros da igrejinha, depois das lavouras [de pasto, milho, cana e mandioca] que ajudam a embelezar o caminho, nos deparamos com outra paisagem que impressiona. Uma reserva de mata ciliar, com muitas minas d’água, brotando numa encosta de aproximadamente 40 metros de altura. Um ambiente rico para quem gosta de passear e fazer turismo.
Nessa encosta ou paredão à margem do Rio Pintado, forrada por grandes pedras, há um ponto especial: uma cavidade, a qual foi transformada na Gruta Mãe Rainha, que reúne frequentemente muitos católicos para ali orar.

“Crianças da catequese costumam vir sempre… Também é nosso costume nos reunirmos aqui ao meio-dia do 12 de outubro, data dedicada à Nossa Senhora Aparecid. Fazemos esse encontro que agrega umas 200 pessoas há 15 anos”, exclama Luiz.
A gruta fica na propriedade dele [a 150 metros da residência], o sítio Mãe Rainha, onde cultiva frutas [mamão e pitaya] e cria gado leiteiro. “Para deixar esse espaço mais adequado e jeitoso, nós modelamos essas pedras… Foram meses batendo ferramentas aqui, mas valeu o esforço”, assegura.

Turismo para pescar, nadar, festar e se hospedar
O complexo turístico da Estrada Edna possui uma pousada e piscinas abastecidas de água natural das minas do Rio Pintado. A estrutura inclui áreas de churrasqueira e outras opções de lazer.
Acima de tudo, o espaço convida ao relaxamento e ao contato direto com a natureza. A pousada é acolhedora e se integra harmoniosamente ao ambiente, oferecendo aos visitantes uma estada que mescla conforto com a autenticidade rural.
“Muita gente da região vem para se banhar, se refrescar e para passar o dia curtindo um churrasco”, destaca Isael. “E quem quer passar a noite, pode vir com toda tranquilidade, porque a pousada é muito boa”, garante.
“Dá até pra ouvir o canto da gralha preto e branco, comum por aqui”, acrescenta Isael, apontando para as árvores mais altas, onde possivelmente o pássaro majestoso estava.
Verdadeiros refúgios para desestressar
Com pousada para acomodar 120 pessoas, o complexo Recanto Vital, de Eugênio Vital, foi implantado em 2018. Possui duas piscinas [infantil e adulto 20×25], abastecidas de água de mina e uma lagoa para pescar [sistema pesque-pague].
Por não servir refeições, coloca à disposição dos hóspedes uma cozinha industrial e quiosques com churrasqueira. E mais: espaço para acampamento e um salão de reunião [com capacidade para 400 pessoas], entre outros serviços.

O vale das piscinas
Logo ao lado está o complexo de lazer Lagoa Azul, fundado em 1991 numa bela encosta de pedras e muito verde, de aproximadamente 60 metros de altura. O espaço conta com quatro piscinas [uma delas com 2,5m de profundidade], com água corrente, de mina].
São cobrados ingressos por pessoa. Os interessados podem reservar quiosques para fazer churrasco com os amigos e familiares; são 45 quiosques. Tem também barzinho e trilhas para cachoeiras. Gerenciado pelos irmãos João e José Bossa [ambos surdos], funciona no verão [de outubro a março].

Da mesma forma, o turista em busca de lazer tem como opção o pesqueiro do Recanto Nazal Brighton, do produtor rural Genivaldo Marko Lino. Ele, que é produtor de uva, investiu em cinco lagoas para criação de peixes. As opções são tilápia, pacu, pintado, matrinxã e carpa, entre outros. E uma das lagoas está disponível para pesque-pague.
Genivaldo conta que até o verão quer colocar à disposição dos turistas seis toneladas de peixe. E complementando os investimentos, para essa mesma estação, posteriormente deverá deixar pronto o restaurante que está construindo à beira da lagoa.

===Saiba mais
Agendar visita à Capela e à Gruta 44 9 9948-9393
Recanto Vital 44 9 9846 7631
Lagoa Azul 44 9 9968 9230
Recanto Nazal Brighton 49 9 9175-1891






