
Forças de Segurança apreendem quase 1 tonelada de maconha em Cafezal do Sul
A droga estava em uma caminhonete que havia sido roubada em Maringá, no norte do Estado

Uma carga de 884,2 kg de maconha foi apreendida nesta quinta-feira (12) no distrito de Jangada, em Cafezal do Sul, noroeste do Paraná, durante ação conjunta entre forças de segurança. A droga estava escondida em uma caminhonete Toyota Hilux furtada, localizada em meio a uma plantação de milho.
A operação foi conduzida pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Polícia Federal/Nepom e Ficco /PR (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado). As equipes receberam informações de que o veículo teria desviado de uma barreira da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Iporã. Diante disso, intensificaram o patrulhamento na região.
Durante as buscas, a caminhonete foi encontrada abandonada e carregada com diversos fardos de substância análoga à maconha. Também foram localizados dez jogos de placas veiculares com características semelhantes.
Em consulta ao número do chassi, os policiais constataram que a caminhonete havia sido furtada em Maringá, norte. O veículo e o entorpecente foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Guaíra, no oeste do Paraná.
O prejuízo estimado ao crime organizado é de R$ 1.768.000,00. Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Federal vai investigar a origem da droga e a possível rota de distribuição.
A ação integra a Operação Protetor, que reforça a repressão ao tráfico de drogas e outros crimes transfronteiriços. A fronteira entre Brasil e Paraguai é um dos principais corredores do narcotráfico na América do Sul.