
Policiais cumprem mandados em Xambrê e Umuarama em operação contra o tráfico de drogas
O suspeito de atuar no comércio de drogas em Xambrê tinha como ‘clientes’ os trabalhadores rurais envolvidos na colheita de mandioca


A Polícia Civil do Paraná (PCPR), deflagrou nos municípios de Xambrê e Umuarama a Operação Manihot. O foco foi o combate aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação aconteceu na tarde de quarta-feira (18) e contou com equipes da Delegacia de Polícia Civil de Xambrê e apoio operacional do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) de Umuarama e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).
De acordo com a PCPR, os policiais cumpriram 7 mandados de busca e apreensão domiciliar e 3 mandados de prisão preventiva, em Xambrê e Umuarama. A operação contou com o emprego de 22 policiais e 7 viaturas das forças de segurança.
A Polícia Civil iniciou as investigações no começo de 2025. A PCPR tinha como alvo principal um homem de 28 anos, suspeito de atuar no comércio de drogas na cidade de Xambrê. A maior parte dos ‘clientes’ eram trabalhadores rurais envolvidos na colheita de mandioca (Manihot esculenta). Além disso, o traficante atuava nos fronts convencionais da traficância (nos esquemas de “delivery” e “drive-thru”).
Mandados de prisão
De acordo com nota divulgada pela delegada de Xambrê, Maria Julia Gonçalves, durante o curso das investigações G.L.D.S.R chegou a ser preso. Os policiais o detiveram em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Na ocasião, a Polícia Civil apreendeu entorpecentes, dinheiro e um aparelho celular.
“A análise dos dados extraídos do telefone, realizada com autorização judicial, permitiu à Polícia Civil identificar uma associação criminosa, voltada para a comercialização de drogas no município de Xambrê”, informou a delegada.
Nesta quarta-feira, além do alvo principal, a PCPR prendeu preventivamente uma mulher de 41 anos que é companheira do alvo principal. Além disso, os policiais prenderam um homem de 31 anos apontado como fornecedor de entorpecentes.
Leia também: Polícia prende dois e apreende drogas e armas durante operação em Ivaté e Querência do Norte.
Por fim, a Operação Manihot deflagrada em Xambrê e Umuarama resultou na apreensão de simulacros de arma de fogo, aparelhos celulares e uma porção de maconha. As equipes também apreenderam dinheiro em espécie e cadernos de anotações com indicativo de contabilidade do tráfico.
Os agentes de segurança encaminharam os presos à Polícia Penal do Estado do Paraná, onde permanecem à disposição da Justiça.