
Operação de trânsito em Umuarama flagra condutores sem cinto de segurança
A fiscalização aconteceu na Avenida Presidente Castelo Branco, em frente ao Bosque dos Xetá


Uma operação de trânsito em Umuarama flagrou condutores sem usar cinto de segurança. A prática está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e é considerada uma infração grave. A blitz aconteceu nesta quinta-feira (3).
O 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) foi responsável pela operação de trânsito. Os policiais fizeram a fiscalização na Avenida Presidente Castelo Branco, perto do cruzamento com a avenida Flórida. Foram abordados motoristas e motociclistas que trafegavam em frente ao Bosque dos Xetá.
De acordo com nota divulgada pela Polícia Militar (PM), as equipes abordaram 20 automóveis e 12 motocicletas. Durante a operação, os policiais militares fizeram a fiscalização dos documentos dos veículos e dos condutores. Em seguida, os agentes efetuaram notificações nos casos de irregularidades.
A operação se estendeu das 16h45 às 18h15. Neste período, os PMs notificaram três motoristas por falta do uso do cinto de segurança. A princípio, os agentes não identificaram outras irregularidades ou infrações cometidas pelos abordados.
O que diz o Código de Trânsito
O Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997) considera que não usar cinto de segurança é uma infração grave. O assunto consta nos artigos 65 e 167:
– Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Contran.
– Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.