Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

CNU 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição termina nesta terça-feira

Confira como solicitar a isenção

Foto: Ilustrativa/Wavebreakmedia/Deposit Photos
CNU 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição termina nesta terça-feira
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 7 de julho de 2025 às 12h08 - Modificado em 7 de julho de 2025 às 12h22

Candidatos interessados em participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até as 23h59 desta terça-feira (8), no horário de Brasília, para solicitar isenção da taxa de inscrição. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame, utilizando o login único da conta Gov.br.

A taxa única para participação no concurso custa R$ 70 e os candidatos devem pagá-la até o dia 21 de julho. O mesmo endereço eletrônico usado para a inscrição também permite que os participantes anexem a documentação necessária para comprovar o direito à gratuidade.

Quem pode solicitar isenção

Segundo as regras estabelecidas no edital do CNU 2025, têm direito à isenção da taxa de inscrição:

  • Pessoas com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
  • Doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
  • Estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação;
  • Estudantes com financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A organização do concurso alerta que a simples participação em programas sociais ou o fato de já ter obtido isenção em outras seleções não garante automaticamente o benefício nesta edição. Além disso, a organização poderá eliminar, em qualquer fase do processo seletivo, os candidatos que prestarem informações falsas e responsabilizá-los legalmente pelo ato.

Documentos necessários

Uma retificação no edital, publicada na última quinta-feira (3), alterou a exigência para os inscritos no CadÚnico: não é mais necessário preencher o Número de Identificação Social (NIS) no momento de solicitar a isenção.

Candidatos que se enquadram como bolsistas do Prouni ou beneficiários do Fies deverão selecionar, no sistema de inscrição, a opção de isenção correspondente à sua condição.

Já os doadores voluntários de medula óssea deverão apresentar a documentação comprobatória da doação, incluindo:

  • Documento de identidade com foto;
  • Comprovante da doação com data da coleta, data de emissão, assinatura do responsável pela entidade emissora, e nome legível de quem assina;
  • Ou certidão ou cartão de doador voluntário de medula óssea emitidos por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Os arquivos devem ser enviados nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB. A organização do concurso não aceitará documentos enviados por fax, e-mail, correios, entregues pessoalmente ou apresentados no dia da prova.

Análise e divulgação dos resultados

A solicitação de isenção do CNU 2025 será analisada pela Fundação Getulio Vargas. A banca organizadora consultará os órgãos gestores dos programas CadÚnico, Prouni, Fies e o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) para verificar a veracidade das informações fornecidas.

O resultado preliminar dos pedidos será divulgado no dia 10 de julho, no site oficial do concurso. Candidatos que tiverem a solicitação indeferida poderão entrar com recurso em até dois dias úteis após a divulgação. O resultado final da análise dos recursos está previsto para o dia 18 de julho.

Detalhes do concurso

O Concurso Público Nacional Unificado 2025, apelidado de “Enem dos Concursos”, oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais. As provas serão aplicadas em duas etapas: a primeira fase, com questões objetivas, está prevista para outubro; e a segunda fase, composta por provas dissertativas, ocorrerá em dezembro, apenas para os aprovados na primeira etapa.

Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos. O candidato poderá se inscrever para diferentes cargos dentro do mesmo bloco e deverá indicar sua ordem de preferência pelas vagas.

A estrutura do CNU 2025 busca centralizar e padronizar os processos seletivos do serviço público federal, ampliando o acesso e a transparência na disputa pelas vagas.

(OBemdito com informações Agência Brasil)

Leia também: Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas