
Danos a área de reserva legal em Altônia geram multa ambiental de R$ 5.500
Supressão de vegetação por maquinário e corte de árvore em via pública geraram embargo e multas


Uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (7) em propriedades rurais de Altônia, resultou na lavratura de dois autos de infração ambiental e na emissão de um termo circunstanciado por danos a áreas de proteção. A operação foi realizada pela Polícia Ambiental Militar de Umuarama.
De acordo com os policiais, foi constatado o uso de maquinário para corte irregular de vegetação em área de reserva legal, o que caracteriza dano ambiental e dificulta a regeneração natural do ecossistema. Além disso, foi registrada a supressão de uma árvore em via pública, na calçada, sem a devida autorização dos órgãos competentes.
A operação resultou em:
- 01 termo circunstanciado, encaminhado à comarca de Altônia;
- 02 autos de infração ambiental, com multa total de R$ 5.500,00;
- Embargo de 0,06 hectare de área atingida pela supressão.
As penalidades seguem as diretrizes da legislação ambiental vigente. Os responsáveis foram notificados e deverão responder judicialmente pelas infrações. A Polícia Ambiental Militar reforça que toda intervenção em áreas de reserva ou supressão de árvores urbanas exige autorização prévia, sob risco de penalidades administrativas e criminais.
Denúncias
Denuncie no 181 do Paraná e ajude a Polícia Militar do Paraná, através do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, a combater os crimes contra o meio ambiente. As suas informações serão mantidas no mais absoluto sigilo. Não precisa identificar-se. Denuncie o crime ambiental apenas em um canal.
A denúncia duplicada, ou ainda, cadastrada conjuntamente em outros, como Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e IBAMA apenas causam retrabalho, gastos públicos desnecessários e inviabilizam que sua denúncia seja atendida imediatamente.