Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Escritora umuaramense Regina Peron lança o livro Travessia

"A obra se resume na minha travessia por fases de uma vida cotidiana", afirma a autora

Fotos: LC Agência de Comunicação
Escritora umuaramense Regina Peron lança o livro Travessia
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 14 de julho de 2025 às 13h15 - Modificado em 14 de julho de 2025 às 13h15

No universo literário de Regina Peron, o poeta provoca as pessoas a compreenderem os versos de uma maneira que extrapola o conteúdo escrito. Para ser poesia, basta sentir. É com esta perspectiva que o novo livro da autora, Travessia, inicia uma viagem lírica no qual a poeta e os leitores andam de mãos dadas pelo mundo das palavras, em busca de um reencontro com as próprias emoções através dos textos. 

Dividida em quatro partes, a obra perpassa diferentes reflexões sobre o ato da escrita e a importância da literatura. Além disso, aborda as emoções, os dilemas e os conflitos da humanidade. Em “Meu mundo poesia”, ela busca contribuir para o despertar da visão poética que reside em cada um. Em seguida, em “Meu mundo amor”, os versos expressam todas as complexidades desse sentimento, seja ele fraternal, romântico, carnal, complicado ou feliz. 

“Meu mundo deserto” é a terceira parte da publicação e retrata um dos períodos mais turbulentos enfrentados pela autora. Por ter lidado com a depressão, a poeta discorre sobre sofrimentos, ausências, perdas, bem como, o processo de introspecção para entender diversas questões emocionais. A obra finaliza com “Meu mundo mulher”, no qual revisita a própria trajetória desde a infância até a vida adulta para retratar as dificuldades do amadurecimento, as transformações do cotidiano e a compreensão do mundo. 

Leveza, cura e lirismo

Com um olhar para as fragilidades compartilhadas entre pessoas, Travessia defende a leveza, a cura, a amorosidade e o lirismo como cruciais no cotidiano. Ao manifestar uma curiosidade latente pela vida, a autora utiliza os versos para mostrar o poder dos sonhos e da paixão no percurso de todas as vidas. 

Sobre a construção poética, Regina Peron explica: “Não uso regras para escrever. Para mim, a escrita é puro sentimento. Considerei a respiração entre as frases, linhas e versos. A escrita livre registra a liberdade poética que existe na minha inspiração. Posso escrever sobre qualquer coisa ou pessoa, sentimentos e até a falta deles. A obra se resume na minha travessia por fases de uma vida cotidiana, mas nem por isso simples. É leve, mas deixa rastros de uma intensidade pela vida que pulsa em ser poema”. 

Leia também: Jovem poeta de Umuarama, campeão de batalhas, lança livro de poesias engajadas.

Escritora Umuaramense Regina Peron Lança O Livro Travessia (3)

Sobre a autora Regina Peron

Regina Peron tornou-se escritora quando começou a participar de grupos literários nas redes sociais. O movimento que iniciou em comunidades no Orkut permaneceu durante todos os anos seguintes. Atualmente, além de manter um blog para compartilhar seus textos, publica o primeiro livro Travessia.

Ganhou o Prêmio Machado de Assis de Excelência e Inovação e o Prêmio Mário de Andrade – Imortalidade Literária, ambas promovidas pela editora Mágico de Oz. Ademais, leva seus poemas à população por meio do Sarau na Comunidade. A Prefeitura de Umuarama e a Fundação Cultural são responsáveis por promover o evento.

Além disso, aos domingos, realiza o programa virtual “Domingo com Poesia”, para declamar poemas autorais no Instagram. Em paralelo, é formada em Farmácia e Bioquímica e atua no Sistema Único de Saúde (SUS), na gestão de saúde pública. 

FICHA TÉCNICA

Título: Travessia
Subtítulo: Uma viagem lírica em que o leitor atravessa seus mundos de mãos dadas com palavras e sentimentos de uma poeta
Autora: Regina Peron
Editora: Artêra Editorial
Páginas: 151
Preço: R$ 33,49 (físico) | R$ 29 (e-book)
Onde comprar: Amazon

Redes sociais da autora: Instagram | Facebook | Site

(Informações: LC Agência de Comunicação)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas