
Falece aos 101 anos o morador de Umuarama e pioneiro Hermenegildo Lima
O velório e o sepultamento acontecem neste sábado


Faleceu aos 101 anos o senhor Hermenegildo Lima, morador de Umuarama e pioneiro do município. O falecimento aconteceu na noite de sexta-feira (11) em decorrência de complicações de um câncer. Ele estava internado desde a última quarta-feira (9) no Hospital Uopeccan de Umuarama.
Familiares e amigos se despedem de Hermenegildo e prestam suas últimas homenagens neste sábado (12). O velório está acontecendo na residência da família, localizada na Rua Augusto dos Anjos nº 220, no bairro Parque Dom Pedro I. Uma cerimônia de despedida está marcada para às 17h. O sepultamento será em seguida, às 17h30, no cemitério municipal de Umuarama.
Em abril de 2024 OBemdito publicou uma reportagem com o senhor Hermenegildo em virtude da comemoração de seus 100 anos de idade. A publicação, a pedido da família, foi uma homenagem a sua história. O pioneiro saiu do Ceará em 1942, chegou ao Paraná quando tinha 18 anos e residia em Umuarama há 43 anos.
O centenário residia no Parque Dom Pedro I, onde sempre morou com sua esposa Antonia de Souza Lima (in memorian), com quem foi casado por mais de 65 anos. Juntos, criaram 10 filhos. A família também é formada por 11 netos e 6 bisnetos.
Lembranças da família
Trabalhador incansável, Hermenegildo lidava na roça e produzia rapadura com o miolo do pé de mamão e também de jaracatiá. Na ocasião da reportagem, a filha Lucia de Lima lembrou a rotina da família. “Ele e minha mãe produziam e vendiam tão bem que tinham até revendedores na região. Como na época não tínhamos mercados e nem fornecedores, tudo que era produzido aqui vendia muito bem. Até hoje ouvimos as pessoas dizendo que sentem falta dos doces que ele fazia”, disse. Confira o conteúdo na íntegra aqui.
OBemdito lamenta o falecimento do pioneiro Hermenegildo Lima e deseja forças para a família neste momento de despedida.