Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Polícia apreende 2 kg de pasta base de cocaína em ação com cão farejador

Droga estava escondida no porta-malas de veículo paraguaio

Cão farejador Máximus localizou pasta base de cocaína escondida em forro de veículo paraguaio abordado na PRC-272, em Iporã (Foto: PMPR/Divulgação)
Polícia apreende 2 kg de pasta base de cocaína em ação com cão farejador
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 19 de julho de 2025 às 18h39 - Modificado em 19 de julho de 2025 às 18h39

Um homem de 27 anos e uma mulher de 32 foram presos no fim da manhã deste sábado (19), por volta das 11h, após serem flagrados transportando mais de 2 kg de pasta base de cocaína na PRC-272, em Iporã. A apreensão foi realizada por equipes da Polícia Militar, durante mais uma ação da Operação Protetor, que visa reforçar o combate ao tráfico de drogas e crimes transfronteiriços.

O veículo abordado, um Toyota Caldina com placas do Paraguai, foi parado no quilômetro 508 da rodovia. Durante a inspeção, foi utilizado o cão de detecção Máximus, da 5ª Companhia de Operações com Cães, que indicou a presença de ilícitos no porta-malas.

Ao aprofundar a revista, os policiais encontraram dois tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 2,050 quilos, escondidos na lateral esquerda do compartimento, dentro do forro. O condutor relatou que teria buscado o carro em Novo Mundo (MS) e que o destino final da droga seria a cidade de Umuarama (PR).

Além da droga, foram apreendidos dois celulares e o veículo. O casal foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra para a lavratura do flagrante. As investigações continuam para identificar outros envolvidos na rota do tráfico.

1 tonelada de maconha

Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de uma embarcação de alto desempenho e mais de uma tonelada de maconha no Rio Paraná, na região de Santa Helena, nesta quarta-feira (16).

A ação envolveu o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná, a Polícia Federal, por meio do Nepom, e o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil, no contexto da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras.

Segundo a polícia, agentes realizavam patrulhamento fluvial quando indivíduos que se aproximavam pelo lado paraguaio fugiram ao notar a presença das equipes. Eles abandonaram uma lancha de cor preta equipada com motor de 200 HP, que transportava diversos fardos de maconha.

Após buscas pela região, nenhum suspeito foi localizado, mas a droga foi apreendida e, após pesagem, totalizou 1.305,50 quilos. O material foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu para as providências legais.

De acordo com a estimativa oficial, a apreensão representa um prejuízo de R$ 2.726.000,00 ao crime organizado. As autoridades reforçam que denúncias anônimas podem ser feitas pelo número (44) 99985-2726.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas