
Consulta ao 3º lote da restituição do IRPF 2025: confira o cronograma divulgado
Os dois primeiros lotes da restituição já foram pagos


A Receita Federal deve liberar, a partir desta quinta-feira (24), a consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. A Receita Federal pagará os contemplados nesse grupo em 31 de julho, diretamente na conta bancária informada na declaração.
Os dois primeiros lotes da restituição já foram pagos nos dias 30 de maio e 30 de junho, respectivamente. Quem ainda não recebeu e tem direito à devolução poderá ser incluído em um dos próximos três lotes.
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Calendário completo da restituição do IRPF 2025
Confira abaixo o cronograma divulgado pela Receita Federal para os pagamentos da restituição neste ano:
- 1º lote: 30 de maio – já pago
- 2º lote: 30 de junho – já pago
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º e último lote: 30 de setembro
A Receita Federal vai depositar o valor da restituição ao longo do dia, sempre na conta informada pelo contribuinte no envio da declaração.
Quem tem prioridade na restituição?
Conforme as regras da Receita Federal, têm prioridade legal na restituição os seguintes grupos:
- Contribuintes com 80 anos ou mais: 148.090 restituições
- Pessoas entre 60 e 79 anos: 1.044.585 restituições
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental: 91.363 restituições
- Pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério: 496.650 restituições
Além dessas categorias, a Receita também prioriza contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou que indicam a restituição via PIX. Ao todo, 4.764.634 restituições foram direcionadas a esse grupo prioritário, mesmo sem direito legal estabelecido.
O montante total destinado às restituições prioritárias neste ano soma R$ 1.780.688.
Como consultar
Para saber se está no próximo lote da restituição do IRPF, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:
- Acessar o site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal
- Clicar em “Meu Imposto de Renda”
- Selecionar a opção “Consultar a Restituição”
Na página, o usuário encontra um ambiente simplificado para checar se o pagamento foi liberado, além de orientações e canais de atendimento. Para uma análise mais completa, o contribuinte também pode consultar o extrato de processamento disponível no Portal e-CAC.
Se houver alguma pendência identificada na declaração, o contribuinte pode retificar as informações diretamente pelo site da Receita.
Aplicativo também permite consultas
A Receita oferece ainda um aplicativo para smartphones e tablets, que permite verificar diretamente nas bases da instituição:
- Situação da restituição do IR
- Condição cadastral do CPF
A ferramenta é gratuita e está disponível para Android e iOS.
Como será o pagamento?
O titular da declaração receberá o pagamento da restituição exclusivamente em sua conta bancária. Para quem não conseguir receber o valor por algum motivo — como problemas com a conta informada — será possível reagendar o crédito pelo site do Banco do Brasil ou pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva)
No ato do reagendamento, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, é necessário aguardar a nova tentativa de pagamento por parte da Receita.
Se não resgatar o valor em até um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.
(OBemdito com informações Receita Federal)