
Forças policiais iniciam a Operação Sinergia II em Umuarama e ampliam o combate ao crime
Força-tarefa reúne equipes da PM, Patrulha Escolar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal, Polícia Civil, Força Nacional


Várias equipes de forças policiais iniciaram nesta quinta-feira (24) a Operação Sinergia II em Umuarama. A iniciativa visa o combate ao crime, reforçar a presença policial e ampliar a segurança da população.
O lançamento ocorreu na tarde desta quinta-feira (24) na Praça Santos Dumont. A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) coordena a força-tarefa, que é desenvolvida em várias cidades do Estado.
Leia também: Operação Sinergia desmonta esquema do tráfico de drogas em Alto Paraíso.
Em Umuarama, a Operação Sinergia II conta com a atuação conjunta de diversos órgãos de segurança. Entre eles: 25º Batalhão da Polícia Militar (25º BPM), Batalhão de Patrulha Escolar e Comunitária (BPEC), Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Força Nacional e Guarda Municipal.
Durante o lançamento, as equipes receberam orientações para o início das ações operacionais. Em seguida, os agentes de segurança iniciaram o trabalho ostensivo e preventivo, que segue durante os próximos dias em toda a região.

Operação Sinergia no Paraná
As forças de segurança do Paraná lançaram na última terça-feira (22) a Operação Sinergia II em âmbito estadual. Trata-se de uma mobilização conjunta das polícias Militar, Civil, Penal e Científica.
A ação visa intensificar o policiamento ostensivo, prevenção de crimes e repressão qualificada. Primeiramente, a Operação Sinergia é um dos principais braços operacionais da Missão Paraná. Ademais, este é um programa que transfere temporariamente a estrutura da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) para o Interior do Estado.
Leia também: Operação Sinergia: PCPR apreende celular de suspeito de tráfico de drogas em Alto Piquiri.
A operação concentra esforços em Paranavaí, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Toledo e Francisco Beltrão. Nessas cidades, todo o efetivo disponível, tanto operacional quanto administrativo, foi mobilizado para reforçar a presença do Estado nas ruas.

“A Operação Sinergia II mostra a presença real do Estado e a força das nossas polícias. Estamos onde é preciso, com inteligência, estratégia e integração. Nosso objetivo é sufocar o crime e proteger quem trabalha e vive em paz no Paraná”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
A Sesp informa que a escolha dos locais que recebem as ações se baseou em análise de dados dos sistemas de inteligência da Secretaria. Além disso, a escolha levou em consideração o diálogo com lideranças locais, um dos pilares da Missão Paraná.

Missão Paraná
A Missão Paraná é uma iniciativa inédita da Secretaria da Segurança Pública que leva a sede administrativa da pasta ao Interior. A princípio, a iniciativa termina neste domingo (27). A ação percorre diversos municípios para aproximar a gestão das realidades regionais. Bem como, para ouvir lideranças e construir soluções de segurança em conjunto com a população.

(Informações: OBemdito, 25º BPM e AEN)