Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Forças de segurança apreendem papagaios-verdes nativos durante abordagem em Iporã

Os responsáveis podem responder penal e administrativamente

Foto: Polícia Ambiental Força Verde
Forças de segurança apreendem papagaios-verdes nativos durante abordagem em Iporã
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 28 de julho de 2025 às 08h23 - Modificado em 28 de julho de 2025 às 15h09

Dois papagaios-verdes foram apreendidos neste domingo (27) durante uma operação no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Iporã. A apreensão ocorreu durante uma abordagem a um veículo. Os dois psitacídeos de fauna nativa foram localizados com apoio de policiais da Rotam da Polícia Ambiental de Umuarama.

Após os policiais flagrarem o crime ambiental, imediatamente entraram em contato com o Pelotão de Polícia Militar Ambiental para providências. Foi lavrado um termo circunstanciado de infração penal contra o responsável, conforme previsto na legislação ambiental vigente. Posteriormente, a equipe da Polícia Militar Ambiental deslocou-se até o local para formalizar o auto de infração administrativa.

Conforme o artigo 24, §3º, inciso III, do Decreto Federal nº 6.514/2008, o auto de infração ambiental foi devidamente registrado. As aves foram apreendidas e serão encaminhadas para o órgão ambiental competente, o Escritório Regional de Umuarama.

Leia também: Confusão em posto termina com perseguição, tiros e prisão de motorista em Umuarama

A operação reforça a fiscalização contra crimes ambientais no Paraná, especialmente envolvendo a captura e transporte ilegal de fauna silvestre. A apreensão de psitacídeos é importante para a preservação das espécies nativas, que correm risco devido ao tráfico ilegal.

Os responsáveis podem responder penal e administrativamente pelos atos, conforme determina a legislação federal. A Polícia Militar continua atuando para coibir práticas que prejudicam a biodiversidade local.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas