
Frio se despede de Umuarama e previsão indica calor de quase 30°C em agosto
Mesmo com a leve recuperação térmica, a manhã desta quinta foi gelada na Capital do Noroeste e em boa parte do estado


Depois de dois dias de frio mais intenso, os termômetros começaram a subir em Umuarama e em diversas regiões do Paraná nesta quinta-feira (31). A mínima registrada durante a madrugada na cidade foi de 10°C. Na metade desta manhã, a temperatura chegou a 13,8°C.
A previsão indica elevação nas temperaturas nos próximos dias. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os termômetros podem chegar a 29°C nos dias 2 e 3 de agosto, com mínimas variando entre 13°C e 19°C. A partir de 4 de agosto, as máximas devem cair para cerca de 20°C, estabilizando em torno de 23°C até o dia 8. Não há previsão de chuvas.
Leia também: Três são presos por tráfico de drogas em residência monitorada pela PM em Umuarama
Mesmo com a leve recuperação térmica, a manhã desta quinta foi gelada em boa parte do estado. Cidades da região sul e leste registraram temperaturas negativas. General Carneiro marcou -2,6°C e São Mateus do Sul teve mínima de -0,7°C. Em Antonina (6,2°C), Cambará (2,9°C), Cornélio Procópio (6,5°C) e Guaraqueçaba (4,3°C), as mínimas foram as mais baixas de julho.
Curitiba, que amanheceu com apenas 3,4°C nesta quinta, apresentou uma sequência de quedas desde segunda-feira (13,7°C) até quarta (2,8°C). A expectativa para sexta-feira (1º) é de mínima de 9°C e máximas em torno de 25°C no fim de semana. A aproximação de uma nova frente fria, no entanto, deve provocar nova queda nas temperaturas a partir de segunda-feira (5).
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, a massa de ar frio que atuou sobre o estado está se afastando rapidamente para o oceano. “O núcleo dessa massa está sobre o mar, o que explica o menor impacto no norte do Paraná”, explicou.
Apesar da trégua temporária, as variações térmicas devem continuar. O Simepar recomenda que a população acompanhe os boletins atualizados em seu site oficial, onde estão disponíveis dados detalhados sobre todos os 399 municípios paranaenses.
