
Perobal: PM apreende Astra após condutor dar ‘cavalo de pau’ quase em frente à viatura
A equipe fazia patrulhamento quando se deparou com a manobra perigosa e ousada do jovem condutor


A Polícia Militar (PM) de Perobal apreendeu um Astra após o condutor dar um ‘cavalo de pau’ quase em frente à viatura. O fato aconteceu por volta das 14h30 deste sábado (2) na avenida Paraná, centro de Perobal.
De acordo com a nota que a PM emitiu, o autor da infração de trânsito é um jovem de 24 anos. Ele conduzia um veículo GM/Astra HB 4P Advantage, de cor prata.
O fato aconteceu quando uma equipe policial realizava patrulhamento ostensivo e preventivo pela região central da cidade. Os militares viram, cerca de 50 metros à frente da viatura, o condutor fazendo uma manobra perigosa, do tipo ‘cavalo de pau’, com arrastamento de pneus.
Diante do flagrante, a guarnição prontamente acelerou a viatura e abordou o carro nas imediações da mesma avenida. Durante a abordagem, os policiais identificaram o jovem e fizeram buscas pessoais e veicular. Contudo, a equipe não localizou nenhum objeto ilícito.
No entanto, em decorrência da infração de trânsito, os militares lavraram a notificação pertinente, conforme previsto no Art. 175 do CTB. Além disso, a PM recolheu o Astra ao pátio do Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Perobal como medida administrativa.
‘Cavalo de pau’ = Infração gravíssima
Realizar manobra perigosa, como o ‘cavalo de pau’, é uma infração prevista no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Confira abaixo:
“Art. 175. Utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus:
– Infração – gravíssima;
– Penalidade – multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo;
– Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.
– Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de 12 meses da infração anterior”.