Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Nova instabilidade e queda de temperatura marcam semana no Paraná

Chuvas, ventos fortes e massa de ar polar alteram o tempo em todo o Estado; nova frente fria chega na quinta com risco de tempestades

Rajadas de vento, queda de temperatura e chuvas pontuais atingem diversas regiões do Paraná nesta primeira semana de agosto (Foto Danilo Martins/OBemdito)
Nova instabilidade e queda de temperatura marcam semana no Paraná
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 4 de agosto de 2025 às 15h49 - Modificado em 4 de agosto de 2025 às 18h15

O mês de agosto começa com tempo instável no Paraná. Após a frente fria que avançou pelo Estado no fim de semana, uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas até quarta-feira (6), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Uma nova frente fria já se aproxima e deve chegar ao território paranaense na quinta-feira (7), trazendo mais chuvas e risco de tempestades.

No sábado (2), antes da chegada da chuva, o vento já chamava atenção: Cascavel registrou rajadas de 58,7 km/h, e Laranjeiras do Sul, 55,8 km/h. No domingo (3), a frente fria trouxe precipitações fracas, mas os ventos continuaram intensos, com 58 km/h em Paranaguá e 56,2 km/h em Cascavel e Santa Maria do Oeste.

Oeste concentrou maiores volumes de chuva

Nesta segunda-feira (4), os maiores acumulados de chuva foram registrados na região Oeste. Ouro Verde do Oeste liderou com 78,4 mm, seguido por Toledo (63 mm), Santa Helena (59,6 mm), Guaíra (57,8 mm) e Altônia (46,6 mm).

“A expectativa é que, ao longo do dia, o sistema frontal altere as condições do tempo nos setores onde ainda não choveu”, explicou o meteorologista Samuel Braun, do Simepar. Ele acrescentou que pancadas de chuva também são esperadas nas regiões Leste e Norte.

As temperaturas mínimas nesta segunda ficaram acima de 10 °C em todo o Estado. As máximas podem chegar a 27 °C no Norte, enquanto no Oeste e Sudoeste o dia permanece nublado e com pouca elevação térmica.

Quarta será fria, mas sem geada

A massa de ar polar que avança pelo Sul vai reduzir as temperaturas já na noite de terça-feira (5). Na manhã de quarta-feira (6), as mínimas devem ficar abaixo de 10 °C em regiões como Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. No entanto, não há previsão de geada, segundo o Simepar, devido à presença de nebulosidade persistente.

As máximas na quarta não devem passar dos 15 °C em boa parte do Estado e, no Litoral, não devem superar os 18 °C.

Nova frente fria chega na quinta

Na quinta-feira (7), o tempo volta a mudar com a chegada de uma nova frente fria. O dia começa com temperaturas abaixo dos 10 °C, principalmente no Sudoeste e Centro-Sul, e a chuva retorna nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste ainda à tarde.

“Há risco de tempestades nessas regiões. Na sexta-feira (8), a frente avança e pode provocar chuva também nos Campos Gerais, Leste e Norte, com acumulados de até 30 mm”, alertou Braun.

Simepar monitora clima em tempo real

O Simepar opera com uma estrutura de 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. O sistema oferece suporte a órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, monitorando eventos extremos como enchentes, deslizamentos, estiagens e queimadas.

As previsões para os 399 municípios do Paraná são atualizadas duas vezes por dia no site da Simepar, com informações detalhadas sobre chuva, temperatura, vento, umidade relativa do ar e tendências por hora.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas