
Professores do Paraná terão nova oportunidade de intercâmbio no Canadá
Segunda edição do Ganhando o Mundo Professor abre 250 vagas para docentes, com despesas custeadas pelo Estado


O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta segunda-feira (4) a segunda edição do Ganhando o Mundo Professor, programa de intercâmbio voltado a educadores da rede pública estadual. Serão 250 vagas para uma viagem de três semanas ao Canadá, com foco na formação pedagógica e troca de experiências com um dos sistemas educacionais mais bem avaliados do mundo.
As inscrições abrem nesta terça-feira (5) e vão até domingo (10), pelo portal Escola Digital Professor. O embarque está previsto ainda para 2025, com todos os custos com passagens, hospedagem e substituição em sala de aula cobertos pelo Governo do Paraná.
“É uma forma de valorizar os nossos professores e proporcionar a eles a vivência em um sistema educacional de primeiro mundo”, afirmou Ratinho Junior durante o evento de lançamento, em Curitiba. “O Canadá é referência global em educação e essa experiência será compartilhada nas nossas escolas quando os professores voltarem.”
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e contempla professores, pedagogos e técnicos pedagógicos que atuam como formadores ou cursistas do programa Formadores em Ação, além de integrantes da equipe de apoio da Seed.
A distribuição das vagas será da seguinte forma:
- 50 vagas para formadores do Formadores em Ação;
- 158 para cursistas do programa;
- 32 para técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação;
- 10 para equipe de apoio logística e administrativa.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que os participantes terão uma formação robusta, com 12 semanas de atividades divididas entre mentorias, curso de inglês, imersão pedagógica no Canadá e encontros de acompanhamento. “Queremos que os professores voltem com novos conhecimentos e metodologias que serão aplicadas diretamente na rede estadual”, disse.
A formação no Canadá abordará metodologias ativas, educação inclusiva, gestão de sala de aula, uso de tecnologias, avaliação da aprendizagem e vivências em escolas de educação básica do país. Um diferencial desta edição é que a formação será realizada em português, eliminando a barreira do idioma para participação.
Segundo a Seed, a escolha do Canadá se deu com base nos resultados do país no ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que o coloca entre os dez melhores do mundo em desempenho educacional.
Investimento em internacionalização
Criado em 2022, o programa Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2.500 estudantes, professores e diretores da rede estadual. A primeira edição voltada a professores, realizada em 2023, levou 99 educadores à Finlândia e ao Canadá. O investimento total do governo estadual supera R$ 500 milhões.
“O Paraná já tem a melhor educação do Brasil. O que queremos é avançar ainda mais, promovendo intercâmbio de práticas e qualificação contínua dos nossos educadores”, concluiu Ratinho Junior.
OBemdito com informações da AEN