Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

História de amor e fé inspira campanha da Norospar no Agosto Dourado 2025

Pamela e a filha Laura representam a importância do leite materno, do acolhimento e do cuidado humanizado em casos de parto prematuro

Foto: Assessoria Norospar
História de amor e fé inspira campanha da Norospar no Agosto Dourado 2025
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 6 de agosto de 2025 às 10h32 - Modificado em 6 de agosto de 2025 às 12h33

Em 2025, a Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná (Norospar), em Umuarama, escolheu dois rostos conhecidos pelos corredores da maternidade para simbolizar o Agosto Dourado: Pamela Bergamasco e sua filha Laura, hoje com 1 ano e 7 meses.

A escolha não foi apenas pela imagem cativante da criança. Mãe e filha representam, com força e afeto, os desafios e superações da prematuridade, da amamentação e da fé. Laura nasceu em 21 de novembro de 2023, com apenas 31 semanas, após 45 dias de internação de sua mãe na Norospar. A bebê passou os primeiros dias de vida na UTI Neonatal, alimentada com leite humano doado.

“Era certo que ela nasceria antes do tempo, mas nós cremos no milagre que Jesus faria por nós”, disse Pamela, que foi internada ainda em outubro, com 24 semanas e 4 dias de gestação.

Com apoio de uma rede multiprofissional da maternidade, composta por obstetras, neonatologistas, enfermeiras, nutricionistas e a equipe do Banco de Leite Humano (BLH Norospar), Pamela conseguiu manter a gestação por mais 45 dias. No parto, contou com a presença da mãe e da prima, que também é doula. “Com elas, senti-me segura”, afirmou.

0025

Laura nasceu chorando e foi levada diretamente à UTI. Ali começou uma nova fase da batalha. Pamela, que sonhava com o parto normal e a amamentação, precisou aprender a extrair leite e manter o vínculo com a filha à distância. “No início, eu não sabia o que fazer. A cada visita à UTI, eu sonhava com o momento de amamentar. Quando esse dia chegou, foi inesquecível.”

Após 20 dias na UTI, Laura teve alta com dois quilos, em 22 de dezembro. Em casa, novos desafios surgiram: uso de fórmula, engasgos com mamadeira e baixa produção de leite. Com técnica, persistência e ajuda de sua doula, Pamela conseguiu garantir à filha o aleitamento exclusivo.

0024

Hoje, Laura continua sendo amamentada e, segundo a mãe, está cheia de saúde, energia e personalidade. “Por onde passa, as pessoas dizem que ela é diferente. E nós sempre respondemos: é o brilho do Espírito Santo.”

Aceitar ser o rosto da campanha Agosto Dourado de 2025 foi, para Pamela, mais do que uma homenagem — tornou-se uma missão. “Durante a internação, as histórias reais que vi nas redes sociais me deram força. Decidimos compartilhar a nossa para fazer o mesmo por outros pais.”

0023

Para a Norospar, a escolha representa um chamado à sociedade: apoiar bancos de leite, promover a amamentação e reconhecer o valor do cuidado humanizado nos momentos mais incertos da vida.

(OBemdito com informações Assessoria Norospar)

Leia também: Polícia deflagra operação contra organização criminosa em Cruzeiro do Oeste e Tapejara

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas