
Norospar reforça compromisso com a amamentação e celebra resultados do BLH
Em mais uma edição do Agosto Dourado, o Hospital e Maternidade Norospar celebra o poder da amamentação


Em mais uma edição do Agosto Dourado, o Hospital e Maternidade Norospar celebra o poder da amamentação com histórias reais que emocionam e mobilizam.Em 2025, a pequena Laura, bebê prematura nascida com apenas 31 semanas de gestação, representa a campanha.
Ela se recuperou graças ao suporte oferecido pela UTI Neonatal da Norospar e ao leite que as doadoras encaminharam ao Banco de Leite Humano (BLH). Ao lado dela, os pais, Pamela Bergamasco e Emanuel Maciel, enfrentaram semanas de incertezas, orações e cuidados intensivos. Como resultado, hoje celebram a vida e a vitória.
O nome Laura, de origem latina, significa “a vitoriosa”, um símbolo perfeito para traduzir o propósito da campanha: reconhecer a amamentação como um ato de amor, resistência e esperança.
Neste ano, a Semana Mundial da Amamentação, de 1º a 7 de agosto, traz como tema: “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”. A proposta é clara: fortalecer redes que garantam às mulheres condições reais para amamentar, seja no ambiente familiar, profissional, nos serviços de saúde ou por meio de políticas públicas.
De acordo com a coordenadora da Maternidade e do BLH Norospar, Amanda Vasques, a instituição, que é referência regional em assistência materno-infantil, atua em sintonia com essa diretriz.
“Mantemos uma equipe especializada em aleitamento materno. Ela oferece apoio individualizado às puérperas, promove ações educativas nas unidades de internação e investe continuamente na estrutura e expansão do seu Banco de Leite Humano. Que é uma ferramenta vital para salvar vidas nos primeiros dias de existência” disse Vasques.

BLH Norospar supera toda a produção de 2024 em apenas sete meses
O impacto do trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano do Hospital Norospar pode ser medido em números, e os resultados de 2025 impressionam. De janeiro a julho deste ano, o serviço já coletou 929,03 litros de leite humano. Superando os 904,1 litros registrados em todo o ano de 2024. O crescimento é de 2,75%, mesmo com cinco meses ainda por contabilizar.
A quantidade de recém-nascidos que receberam leite cru ou pasteurizado dobrou em 2025: foram 1.766 bebês, alta de 135,79% em relação a 2024. Além de atender os bebês prematuros, o BLH mantém uma alta produção e, além disso, alimenta os bebês nascidos na maternidade com leite humano.
Outro destaque é para os atendimentos individualizados que saltaram de 2.920 para 3.874, representando um crescimento de 32,67%.
“Os dados demonstram não apenas a eficácia técnica do serviço. Eles evidenciam também a força de uma rede de apoio com profissionais, doadoras e famílias acolhidas. Campanhas permanentes de conscientização e ações de educação em saúde contribuem diretamente para os resultados. O vínculo humanizado entre hospital e comunidade também tem sido essencial para o funcionamento do sistema. Esses fatores mantêm o serviço ativo, sustentável e em constante expansão”, comentou a coordenadora Amanda Vasques.

Leia também: História de amor e fé inspira campanha da Norospar no Agosto Dourado 2025
Compromisso com a vida desde os primeiros instantes
Mais do que estatísticas, os resultados revelam um compromisso contínuo com a vida em sua fase mais frágil. “Para cada bebê que recebe o leite doado, há uma história de superação. Para cada mãe que doa, um gesto de generosidade que se transforma em cuidado, proteção e esperança”, disse o presidente da Norospar, Dr. Luiz Batista de França.
O Hospital Norospar segue, assim, promovendo não apenas assistência técnica de excelência, mas também um modelo de atenção à saúde que valoriza o afeto, a empatia e a construção de redes solidárias.
“Em um tempo em que tantas mães ainda enfrentam barreiras para amamentar, é urgente dar visibilidade a exemplos que mostram que, com apoio, a vida floresce”, destacou o presidente. De acordo com ele, as histórias reais destacadas nas campanhas da instituição, sensibilizam, mobilizam e inspiram.

4º Mamaço do Hospital Norospar já tem data confirmada
O tradicional Mamaço do Hospital e Maternidade Norospar, evento que marca o encerramento das ações do Agosto Dourado, já tem data confirmada. Ele será realizado no dia 30 de agosto, a partir das 9 horas da manhã, no Pátio do Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama.
Em sua 4ª edição, o evento convida lactantes, gestantes, familiares, bem como, toda a comunidade para uma manhã especial, com foco no fortalecimento da amamentação como um ato coletivo, consciente e apoiado por redes afetivas e institucionais.
A programação contará com atividades ao ar livre, momentos de acolhimento, orientações de profissionais de saúde e distribuição de brindes. Além disso também serão realizadas ações que promovem a conexão com a natureza, o cuidado com o corpo e a valorização da maternidade.
O Mamaço é uma iniciativa do Hospital Norospar que integra saúde, afeto e comunidade, reforçando a mensagem central da campanha de 2025: “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”. A entrada é gratuita e aberta a todos.




