Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Saiba como a polícia apontou pai e filho como suspeitos de desaparecimentos em Icaraíma

Antônio Buscariollo e Paulo Ricardo Costa Buscariollo tiveram prisão decretada; buscas continuam com apoio aéreo, cães farejadores e equipamentos de sonar

Saiba como a polícia apontou pai e filho como suspeitos de desaparecimentos em Icaraíma
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 9 de agosto de 2025 às 16h36 - Modificado em 18 de agosto de 2025 às 16h25

A Polícia Civil do Paraná identificou pai e filho como suspeitos do desaparecimento de quatro homens em Icaraíma, na região de Umuarama. Segundo o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial (7ª SDP), Gabriel Menezes, Antônio Buscariollo e Paulo Ricardo Costa Buscariollo tiveram prisão temporária decretada pela Justiça e são considerados foragidos.

As buscas pelos desaparecidos foram retomadas na tarde deste sábado (9) com o apoio de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e atuação da Polícia Militar Ambiental nas zonas rurais de Icaraíma, Ivaté e Douradina. Também participam das operações equipes do Corpo de Bombeiros de Umuarama, Cianorte e Londrina, com cães farejadores, além da Força Nacional.

O desaparecimento ocorreu na terça-feira (5), quando Alencar Gonçalves de Souza, morador de Icaraíma, e os paulistas Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi e Diego Henrique Afonso foram vistos juntos pela última vez em uma panificadora da cidade. De acordo com a Polícia Civil, eles seguiram para uma propriedade rural no distrito de Vila Rica do Ivaí para cobrar uma dívida estimada em R$ 1 milhão. Desde então, não houve contato com familiares.

As investigações apontam que os suspeitos fazem parte de uma família ligada a um pesqueiro e restaurante desativado desde 2018, no distrito de Vila Rica do Ivaí. O local foi vistoriado, mas ninguém foi encontrado.

Em declaração oficial, o delegado Gabriel Menezes detalhou as diligências e a linha investigativa:

“A Secretaria de Segurança Pública vem atuando como agente integrador das forças de segurança, direcionando todo o aparato necessário para as buscas, seja da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou aeronave. Ontem as buscas persistiram até altas horas e hoje retornaram com novos equipamentos, incluindo uma aeronave com sonar para ampliar a varredura nos rios.

Na quarta-feira (6), quando tomamos conhecimento do caso, apuramos que um morador de Icaraíma e três de São Paulo se uniram para cobrar uma dívida na área rural. Eles foram ao local na terça-feira (5) e desapareceram. No mesmo dia, encontramos dois homens da família devedora, Antônio e Paulo e os levamos à delegacia para prestar esclarecimentos. Eles admitiram que havia um negócio jurídico envolvendo a venda de uma propriedade rural, mas disseram não serem os devedores diretos.

O contexto apurado indica que as vítimas podem ter caído numa emboscada, sofrendo um atentado possivelmente praticado por membros dessa família, incluindo Antônio e Paulo. Ao retornarmos à propriedade, constatamos que todos haviam fugido. Diante disso, representamos pela prisão temporária de Antônio e Paulo, e o pedido foi deferido pelo Ministério Público e pelo Judiciário.

Atualmente, eles estão foragidos, e pedimos que a população colabore para localizá-los. A prisão deles pode levar à localização dos desaparecidos, seja em cativeiro ou, no pior cenário, dos corpos. As investigações prosseguem para identificar outros familiares e possíveis envolvidos.”

A Polícia Civil reforça o pedido para que informações sobre o paradeiro dos foragidos sejam repassadas, de forma anônima, pelo Disque-Denúncia 181.

Design Sem Nome (18)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas