
Curso de Sargentos da Polícia Militar capacita 141 novos policiais
A solenidade contou com autoridades estaduais e militares, além de deputados e representantes do Ministério Público


A Polícia Militar do Paraná (PMPR) formou 141 novos sargentos do Curso de Sargentos 2025, na manhã desta segunda-feira (11), em São José dos Pinhais. A cerimônia ocorreu na 1ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP), localizada na Academia Policial Militar do Guatupê.
Os novos sargentos concluíram 505 horas/aula de capacitação técnica e profissional. A turma recebeu o nome “Cabo PM Esmaile Pires da Silva”, em homenagem a um policial morto em acidente em maio deste ano. Familiares do homenageado participaram da solenidade.
Leia também: Veículo usado por desaparecidos em Icaraíma pode ter sido afundado no Rio Ivaí
A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, foi escolhida como patronesse da turma. Durante o evento, foram entregues certificados, feitas homenagens e o juramento à Bandeira do Brasil.
O terceiro-sargento Igor Ivan Camargo Pinto, primeiro colocado na turma, recebeu destaque especial. O curso incluiu 25 disciplinas, com foco em Direitos Humanos, Policiamento Comunitário, Técnicas de Abordagem e Gestão Policial. A formação também abordou temas jurídicos aplicados à carreira militar.
Segundo o comandante da Academia do Guatupê, coronel José Luiz Beggiora Junior, foram 505 horas de debates que preparam os sargentos para liderança e chefia. Já o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, reforçou o compromisso com a justiça e o respeito à sociedade.
A solenidade contou com autoridades estaduais e militares, além de deputados e representantes do Ministério Público.
Na semana passada, formaturas semelhantes ocorreram em Londrina e Maringá, envolvendo novos sargentos formados pelo Núcleo de Ensino da PMPR.
(Informações: AEN)