
TechnoPark Umuarama inicia curso gratuito de Inteligência Artificial para jovens
Alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio preencheram em questão de horas todas as vagas


Mesmo em processo de instalação, o TechnoPark Umuarama deu na última terça-feira (12), o pontapé inicial à oferta de conhecimento tecnológico. Isso porque começou a primeira turma do curso gratuito na área de inteligência artificial.
Alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio preencheram em questão de horas todas as vagas disponíveis para o curso. A qualificação acontece através de uma parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Na abertura, o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Junior Ceranto, disse que este é o primeiro de muitos cursos que acontecerão na unidade. Isso ocorrerá com mais frequência após a consolidação das instalações do TechnoPark.
“Vamos aproveitar ao máximo os ambientes de inovação, recursos tecnológicos e profissionais para promover o desenvolvimento, a formação técnica e as oportunidades de crescimento para os estudantes e empreendedores do mundo da tecnologia no nosso parque tecnológico”, pontuou, em nome do prefeito Fernando Scanavaca que não pôde estar presente.

TechnoPark: um ‘berçário’ para a tecnologia
De acordo com o diretor de Inovação e do TechnoPark Umuarama, Paulo Leon Baraniuk, o curso apresentará conteúdos contemporâneos. Entre eles, fundamentos de algoritmos e lógica de programação com a ferramenta de ensino Portugol Studio. Além disso, os participantes aprenderão sobre a transcrição de algoritmos para a linguagem de programação Python. Bem como, uma introdução acessível à Inteligência Artificial (IA).
O objetivo é desenvolver raciocínio lógico, habilidades de programação e noções básicas sobre IA, utilizando exemplos simples e ferramentas amigáveis, para preparar os alunos para o futuro tecnológico, destacou o professor do IFPR, Carlos José Dalla Nora.
Segundo ele, o IFPR é parceiro do município desde a ‘gestação’ do parque tecnológico. Carlos ressaltou que o aproveitamento e a valorização do TechnoPark poderão contribuir para o desenvolvimento de empresas e de negócios inovadores. “A tecnologia agrega valor aos produtos e é um dos setores que oferecem hoje os melhores salários”, completou.
A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira, prestigiou a abertura do curso.

(Informações: Assessoria PMU)