Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Estudante de Pérola embarca para os EUA através do programa Ganhando o Mundo Agrícola

Rafaela da Silva Martinelli estuda na Casa Familiar Rural de São Jorge do Patrocínio

Foto: Divulgação NRE/Umuarama
Estudante de Pérola embarca para os EUA através do programa Ganhando o Mundo Agrícola
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 13 de agosto de 2025 às 17h42 - Modificado em 13 de agosto de 2025 às 19h51

A estudante Rafaela da Silva Martinelli vive a expectativa de realizar um intercâmbio internacional através do programa Ganhando o Mundo Agrícola. Ela embarca para os Estados Unidos da América (EUA) neste sábado (16).

A jovem é da cidade de Pérola. Porém, conquistou sua vaga no programa através da Casa Familiar Rural de São Jorge do Patrocínio, do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela. Os municípios de Pérola e São Jorge do Patrocínio integram o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama, chefiado por Gilmara Zanatta.

Assim como Rafaela, a ansiedade está tomando conta de outros estudantes de escolas estaduais. O grupo de 50 alunos embarca no sábado para o Iowa, onde participarão de um intercâmbio especial nos Estados Unidos. Esse é o primeiro grupo a passar pela experiência do Ganhando o Mundo Agrícola.

Assim como Rafaela, a ansiedade está tomando conta de outros estudantes de escolas estaduais. O grupo de 50 alunos embarca no sábado para o Iowa para participar de um intercâmbio especial nos Estados Unidos.

Está chegando a data do embarque

Os adolescentes estão dando a última ‘polida’ nos conhecimentos da língua inglesa e acertando os derradeiros detalhes na escola. Além disso, grande parte já arrumou a bagagem bem recheada para dar conta de quatro meses de viagem.

Esse é o primeiro grupo a passar pela experiência do Ganhando o Mundo Agrícola. A diferença dessa iniciativa em relação ao Ganhando o Mundo tradicional é o público-alvo e o foco das atividades no Exterior.

Os participantes são estudantes da rede pública dos cursos técnicos Agrícola, Florestal, em Operação de Máquinas Florestais, em Agropecuária e Agronegócio. Na estado norte-americano, esses jovens terão a oportunidade de aprimorar o idioma estrangeiro, mas também receberão aulas especiais de Agronegócio e Empreendedorismo. Dessa forma, o intercâmbio contribuirá com sua preparação pessoal e profissional.

Preparação e ansiedade

Gustavo Oliveira de Santi, que completou 17 anos na semana passada, é um dos adolescentes que vão embarcar nessa aventura. O garoto é natural de Janiópolis, mora em Moreira Sales e estuda no Centro Estadual Profissional de Educação Profissional Agrícola de Campo Mourão. Ele está no 2º ano do curso técnico em Agropecuária.

O adolescente disse que está se preparando há 3 anos para essa experiência, ou seja, desde que soube da existência do intercâmbio. “Eu estava na 8ª série, já tinha boas notas, mas passei a me esforçar ainda mais para poder fazer parte do Ganhando o Mundo quando pudesse me inscrever”, contou

Mesmo tendo planejado esse momento há tanto tempo, ele admite que o nervosismo começou nas semanas que antecedem o embarque. “A ansiedade está lá em cima, o coração está a mil”, disse. Gustavo já pesquisou o local que chamará de casa nos próximos meses: Cedar Falls. “É uma cidade grande. Quero conhecer os parques, as praças, tem alguns lugares muito bacanas”.

Além das aulas em sala, durante os quatro meses de intercâmbio os jovens paranaenses participarão de dinâmicas, workshops e visitas a fazendas, indústrias e empresas do agro. Para dar mais segurança, conforto e praticidade para a realização dessas atividades, ficarão hospedados no campus da University of Northern Iowa, localizado em Cedar Falls.

Estudante De Pérola Vai Aos Eua Pelo Ganhando O Mundo Agrícola 1
Gustavo Oliveira de Santi participará do Ganhando o Mundo Agrícola. Foto: Arquivo Pessoal

Programa Ganhando o Mundo 

O Ganhando o Mundo é o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual. A iniciativa oferece a estudantes e docentes a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência.

Desde a criação, em 2022, o programa já beneficiou mais de 2.500 estudantes, professores e diretores. O investimento total ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens, hospedagem, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.

A edição 2025 abriu vaga para 1.300 alunos, tendo como destinos Austrália, Canadá, Irlanda, Escócia, País de Gales e Nova Zelândia. Para os Estados Unidos vão 100 alunos de escolas agrícolas, como parte do Ganhando o Mundo Agrícola – a primeira parte do grupo viaja no próximo dia 16. Posteriormente, a segunda metade desses contemplados embarca em janeiro de 2026.

(Informações: OBemdito e AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas