Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Em Brasília, Scanavaca busca aumento de recursos para Média e Alta Complexidade

Nesta quarta-feira (13), o prefeito esteve em audiência com o ministro Alexandre Padilha, no Ministério da Saúde

Em Brasília, Scanavaca busca aumento de recursos para Média e Alta Complexidade
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 13 de agosto de 2025 às 15h09 - Modificado em 13 de agosto de 2025 às 17h44

O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca (PSD), participou nesta quarta-feira (13) de uma audiência no Ministério da Saúde, em Brasília, para solicitar o aumento do Teto MAC (Média e Alta Complexidade) do município. O encontro contou com a presença do ministro Alexandre Padilha e de parlamentares que apoiam a demanda.

De acordo com Scanavaca, o pedido representa a possibilidade de ampliar em R$ 21.235.378,80 o valor anual destinado pelo governo federal para procedimentos especializados. “São recursos que serão aplicados diretamente na melhoria do atendimento especializado, garantindo mais estrutura e eficiência”, afirmou o prefeito em vídeo divulgado nas redes sociais.

Leia também: Antes de ser preso, dono da Ultrafarma havia firmado acordo de R$ 31 milhões por fraude

A reunião teve a participação do deputado federal Zeca Dirceu (PT), do deputado estadual Tião Medeiros (Progressistas) e da secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca. O prefeito destacou a atuação dos parlamentares no apoio à reivindicação.

“Quero agradecer aos deputados que atenderam nosso pedido e nos acompanharam ao Ministério da Saúde para buscar esse aumento no teto. Seguimos firmes, trabalhando para que cada recurso a mais signifique mais saúde, mais qualidade de vida e mais estrutura para os umuaramenses”, declarou.

O Teto MAC é o limite financeiro estabelecido pelo governo federal para custear procedimentos de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Esses recursos são utilizados, por exemplo, em cirurgias, internações, exames especializados e atendimentos hospitalares de maior complexidade.

Além da audiência no Ministério da Saúde, Scanavaca cumpre agenda em Brasília para tratar de outros temas de interesse do município. O prefeito deverá visitar diferentes ministérios e se reunir com lideranças políticas em busca de novos investimentos para a cidade.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas