Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Alunos da região embarcam para a Escócia pelo programa Ganhando o Mundo

Maria Chiquito e Ítalo Araújo representam o entusiasmo dos jovens que embarcam para o intercâmbio

Maria Stefanie Chiquito e Ítalo Joaquim Frétola Araújo embarcaram para a Escócia pelo programa Ganhando o Mundo (Foto Reprodução/Redes Sociais)
Alunos da região embarcam para a Escócia pelo programa Ganhando o Mundo
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 16 de agosto de 2025 às 12h19 - Modificado em 16 de agosto de 2025 às 12h19

O programa Ganhando o Mundo, que envia alunos da rede estadual de ensino para intercâmbios em países de língua inglesa, teve nesta sexta-feira (15) um embarque especial no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Dezesseis estudantes de vários cantos do Paraná iniciaram a jornada para a Escócia, que entra pela primeira vez na rota da iniciativa.

Entre os selecionados, Maria Stefanie Barboza Chiquito de São Jorge do Patrocínio e Ítalo Joaquim Frétola Araújo, de Iporã, representam o entusiasmo e a expectativa dos jovens que embarcam para cinco meses de intercâmbio, com aprendizado acadêmico e cultural.

Maria Stefanie, de 16 anos, já se prepara para se adaptar ao inglês escocês e à rotina de sua família anfitriã. Ela conta que está ansiosa para conhecer novos amigos e explorar pontos turísticos, como castelos e paisagens locais. “Eles são muito acolhedores. Vou ter uma host sister italiana, e vamos conviver juntas, compartilhando três culturas diferentes na mesma casa”, contou a estudante.

Já Ítalo, fã de futebol, vai morar em Loanhead e já conheceu o casal que o receberá. O jovem planeja aproveitar a estadia para assistir a jogos locais e conhecer os campos históricos do futebol escocês. “O futebol nasceu lá no Reino Unido, então quero conhecer os campos por lá”, afirmou.

O programa enfatiza três pilares principais: experiência acadêmica, cultural e linguística. Segundo Marlon de Campos Mateus, coordenador do Ganhando o Mundo, a iniciativa contribui para que os estudantes se tornem mais autônomos, líderes e questionadores. Cerca de 300 alunos ainda embarcarão até janeiro.

Para muitos, a despedida da família é emocionante, como no caso de Ítalo e outros participantes, que relatam ansiedade e expectativa. A experiência, no entanto, promete ampliar horizontes e incentivar a imersão em uma nova cultura, fortalecendo habilidades que vão além da sala de aula.

Ganhando O Mundo

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas