
Operação da PF contra tráfico internacional de drogas tem alvos em Umuarama e Altônia
Força-tarefa cumpre 24 mandados de prisão e 20 de busca em cinco estados


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Arco Sul, contra uma quadrilha de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, com cumprimento de mandados em Umuarama e Altônia. Também há alvos em Maringá, Mundo Novo (MS) e Ribeirão Preto (SP).
Ao todo, são 24 mandados de prisão temporária e 20 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. A operação também determinou o sequestro de bens e valores estimados em R$ 50 milhões.
Segundo a PF, o grupo investigado movimentava grandes carregamentos de cocaína e maconha pela rota sul-americana. O homem apontado como líder da organização criminosa é procurado pela Interpol.
Ainda de acordo com a PF, o grupo criminoso atuava no transporte de grandes cargas de entorpecentes entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, além de utilizar empresas de fachada e transações financeiras fictícias para lavar os lucros do esquema.
As investigações começaram em 2024 e já haviam resultado na apreensão de 918 quilos de cocaína, 1,1 tonelada de maconha e na prisão de 18 suspeitos.
Participam da ação cerca de 110 policiais federais e 32 policiais militares, com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de São Paulo.
Os investigados devem responder por associação para o tráfico e tráfico de drogas, crimes que podem ultrapassar 25 anos de reclusão, além de lavagem de dinheiro, cuja pena pode chegar a 10 anos de prisão.
O nome da operação, Arco Sul, faz referência à rota sul-americana utilizada pelas organizações criminosas no tráfico internacional de drogas.