
Umuarama promove mutirões e atendimentos gratuitos para população em situação de rua
As atividades seguem até o fim do mês


O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política de População em Situação de Rua (CIAMP-Rua) realizou reunião nesta terça-feira (19) em Umuarama, no Centro POP. O encontro definiu as ações que marcarão o Dia de Luta da População em Situação de Rua, criado pelo Governo Federal para dar visibilidade ao tema e incentivar políticas públicas.
O evento contou com a palestra “Importância do controle social na construção de políticas públicas”, ministrada pela assistente social Janaína Barboza, formada pela Unespar e especialista em Educação Especial. A secretária de Assistência Social de Umuarama, Maria Luisa Bertoco, destacou a relevância da iniciativa.
“O município oferece várias ações e atendimentos para as pessoas em situação de rua, mas este trabalho precisa do engajamento de toda a sociedade, pois são pessoas que precisam de cuidado constante e de perspectivas de mudança de vida”, afirmou. Também participaram o promotor Marcos Antonio de Souza, o presidente do CIAMP-Rua, Claudio Alves Junior, além de lideranças locais.
As atividades seguem até o fim do mês. Na quinta-feira (21), será realizado um mutirão de saúde no Centro POP, a partir das 8h, com consultas e exames. Na sexta-feira (22), a Central do CadÚnico promove atualização de cadastros e inclusão de novos beneficiários, também a partir das 8h, na rua Piuna, ao lado da Paróquia São José Operário.
Leia também: TRE-PR remarca julgamento de recurso do vereador Lucas Grau
Na terça-feira (26), às 19h, o psicólogo Fábio Arevalo conduz um diálogo durante a Jornada de Psicologia da UniAlfa, com participação de usuários do Centro POP e da Apromo. No dia 27, a Agência do Trabalhador e a Casa do Empreendedor oferecem cadastros e encaminhamentos para vagas no Sine, dentro do Centro POP. Encerrando a programação, no dia 28, o defensor público Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro fará atendimento jurídico a partir das 9h30, também no Centro POP.
(OBemdito com informações Assessoari PMU)