Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Oposição elege presidente e relator da CPMI do INSS no Congresso Nacional

PL assume principais cargos da comissão que apura fraude que afetou mais de 3 milhões de aposentados

Senador Carlos Viana (Podemos-MG) e deputado Alfredo Gaspar (União-AL) assumem presidência e relatoria da CPMI (Foto Agência Brasil)
Oposição elege presidente e relator da CPMI do INSS no Congresso Nacional
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 20 de agosto de 2025 às 16h02 - Modificado em 20 de agosto de 2025 às 16h13

A oposição no Congresso Nacional conseguiu emplacar os dois principais cargos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os descontos irregulares realizados por entidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente, derrotando Omar Aziz (PSD-AM) por 17 votos a 14, e o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) foi indicado relator.

A eleição surpreendeu pela derrota de Aziz, considerado favorito e apoiado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (PSD-AP). Após o resultado, Viana afirmou que conduzirá a comissão com “responsabilidade e independência” e oficializou Gaspar como relator.

Gaspar, aliado do bolsonarismo, já havia ganhado destaque como relator de um pedido de suspensão de processo contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), acusado de tentativa de golpe de Estado.

A CPMI terá como foco a investigação de fraudes que atingiram cerca de 3,2 milhões de aposentados e pensionistas entre março de 2020 e março de 2025. De acordo com a Polícia Federal, entidades criadas como empresas de fachada, comandadas por “laranjas”, promoveram descontos ilegais nos contracheques dos beneficiários. O esquema já resultou na prisão de oito pessoas.

O INSS iniciou a devolução dos valores após acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Até agora, 1,8 milhão de segurados aderiram ao processo de ressarcimento, o que equivale a 75% dos que têm direito. Beneficiários que não receberam resposta das entidades em até 15 dias úteis após contestar os descontos podem solicitar a inclusão no acordo até 14 de novembro, por meio do aplicativo Meu INSS, da central 135 ou em agências dos Correios.

(OBemdito com informações da Agência Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas