
Alunos de CMEI de Umuarama fazem ‘parada da gentileza’ para sensibilizar a população
Várias pessoas abordadas ficaram emocionadas com a atividade desenvolvida pelo centro de educação infantil


A gentileza foi o foco de uma ação que serviu de inspiração para a comunidade de Umuarama. Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis participaram do projeto “Semeando gentileza, colhendo sorrisos”.
A terceira ação da ‘Parada da gentileza’ reuniu professores e crianças em um gesto simples, mas bem significativo: espalhar alegria e motivação pelas ruas. Primeiramente, as crianças confeccionaram flores e a organização selecionou mensagens inspiradoras e preparou uma faixa. Em seguida, o grupo se posicionou para abordar motoristas e pedestres na frente do CMEI, na rua Francisco dos Santos, no Jardim Alphaville.
A cada parada, um sorriso foi ‘plantado’, despertando emoções. “Eu precisava exatamente disso hoje”, disse uma das pessoas abordadas, emocionada. Vários relatos mostraram que a iniciativa foi além da entrega de flores: tocou corações e reacendeu esperanças.
O projeto cumpre sua missão de mostrar que pequenos atos podem gerar grandes mudanças. “Nesta terceira ação, ficou mais evidente que gentileza é uma semente que, quando plantada, floresce em cada olhar e transforma o dia de quem recebe — e também de quem oferece”, disse a coordenadora geral pedagógica do município, Katia Azevedo.
A diretora Elisângela Buscariollo Costa e a coordenadora pedagógica Sara Hungaro Lazaretti explicaram que pequenos atos de gentileza se tornam grandiosos na formação dos alunos. Elas enalteceram a inciativa das professoras Loane e Aline, por colocarem o projeto em prática e agradeceram à comunidade escolar por abraçarem a proposta. Os agentes de trânsito do município garantiram a segurança do evento.

Valores e empatia
A secretária de Educação, Letícia Labiak Pereira, destaca que a ação contribui para a formação das crianças, promovendo valores de gentileza e empatia. “A iniciativa é exemplo e inspiração para toda a rede municipal de ensino, reforçando a importância de ações que conectam educação, comunidade e desenvolvimento dos cidadãos”, afirmou.
(Informações: Assessoria PMU)