
Scanavaca recebe dona Maria da Sopa para conversar sobre fortalecimento de parcerias
Atualmente a Associação Vida e Solidariedade atende diretamente 84 crianças e adolescentes, além de ajudar toda a comunidade


O prefeito Fernando Scanavaca recebeu em seu gabinete Maria do Carmo da Silva, a Dona Maria da Sopa. Ele á uma personagem conhecida em Umuarama por seu importante trabalho social e dedicação em ajudar pessoas menos favorecidas. As ações acontecem através da Associação Vida e Solidariedade, no Parque Industrial.
O apelido carinhoso de dona Maria da Sopa surgiu pelo fato dela fornecer alimentos e apoio à comunidade. Acompanharam a visita ao Paço Municipal e a secretária de Assistência Social, Maria Luísa Bertoco, o presidente da Câmara, Luiz Antonio Caviquioli, e os vereadores Newton Soares e Cris das Frutas.
“A administração municipal reconhece o grande trabalho que Dona Maria realiza à frente da Associação Vida e Solidariedade há mais de 20 anos, em benefício de pessoas em vulnerabilidade social. É um esforço digno de reconhecimento e também do nosso apoio”, afirmou a secretária Maria Luísa.
O prefeito parabenizou Dona Maria da Sopa, que completou 90 anos de vida em 2025. Ela, inclusive, recebeu o título de Cidadã Honorária de Umuarama em 2017. “O trabalho que Dona Maria realiza é extraordinário e de grande importância. Com o apoio financeiro do município e a dedicação de sua equipe, consegue atender 84 crianças e adolescentes. É um grande exemplo que deve ser seguido, e por isso tem toda a nossa simpatia”, afirmou.
Para Scanavaca, as ações da dona Maria da Sopa inegavelmente fazem a diferença na vida de muitas pessoas. “Por isso o meu gabinete estará sempre aberto para ela e a administração disponível para apoiar o seu trabalho da melhor forma possível”, assegurou.
Leia também: “Não tem ‘meu’; é ‘nosso’ e sempre será”, diz Dona Maria da Sopa, prestes a completar 90 anos.
Associação Vida e Solidariedade
Além de alimentação e assistência, a associação oferece hoje à comunidade local várias atividades. Entre elas, artes marciais, artesanato, atividades com as famílias, visitas domiciliares, acolhimento e orientação. Bem como, convivência e fortalecimento de vínculos, oficinas de informática e instrumentos musicais.
Uma rede de professores voluntários e colaboradores, capitaneados por dona Maria da Sopa, é responsável por realizar todas essas ações.
As pessoas interessadas em colaborar com a Associação Vida e Solidariedade podem entrar em contato pelo telefone (44) 3639-8582. Além disso, é possível visitar a entidade, localizada na rua Jorge Carlos R. Almeida Júnior, n° 1359 – Parque Industrial, Umuarama/PR, 87507-040.

(Informações: Assessoria PMU)