
Estudante de Francisco Alves é premiado pelo programa Leia Paraná como Estudante Leitor
Vittor Henrique Dias leu 16 livros no primeiro semestre de 2025


O estudante Vittor Henrique Dias, de 13 anos, do 8º ano do Colégio Estadual do Campo Bairro Catarinense, em Francisco Alves, foi reconhecido como Estudante Leitor do Paraná. O título é concedido pelo programa Leia Paraná, do Governo do Estado, que incentiva a leitura entre estudantes da rede estadual por meio de plataformas digitais.
No primeiro semestre de 2025, Vittor leu 16 livros, registrados diretamente pelo sistema do programa. Emocionado com a premiação, ele ressaltou a importância da leitura em sua rotina escolar: “A cada livro eu aprendo algo novo. Gosto de imaginar as histórias e isso me ajuda também a ser melhor nos estudos.”
A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama, Gilmara Ana Zanata, parabenizou o estudante e toda a equipe pedagógica que o acompanhou. “É um orgulho ver nossos estudantes explorando novos caminhos por meio da leitura. Cada página lida representa um passo na construção do conhecimento e na ampliação de horizontes.”
A conquista de Vittor se torna ainda mais relevante diante de uma realidade nacional preocupante. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, 53% da população brasileira afirmou não ter lido nenhum livro, seja impresso ou digital.
“Para nós é uma alegria muito grande ver que estamos conseguindo formar uma nova geração de leitores que mudará essa realidade”, afirmou Gilmara.

Sobre o programa Leia Paraná
O Leia Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual. Por meio de uma plataforma digital, o programa oferece acesso gratuito a 60 títulos digitais, cobrindo diferentes temas e áreas do conhecimento. A ferramenta fomenta o hábito da leitura e contribui para o desenvolvimento de competências leitoras essenciais para o aprendizado.
(OBemdito com informações Assessoria NRE de Umuarama)
Leia também: Morador do Parque Ibirapuera denuncia água barrenta após retorno do abastecimento