
Ambulatório de Infectologia reforça ações preventivas focadas no público jovem
Os profissionais estão promovendo uma série de palestras e rodas de conversa para orientar sobre a prevenção de doenças


O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama está realizando várias atividades com foco na prevenção de doenças. O público-alvo é variado, mas as atividades neste mês de agosto são direcionadas à população mais jovem. Os profissionais estão promovendo uma série de palestras e rodas de conversa.
A equipe da unidade já realizou encontros com grupos de adolescentes que fazem tratamento no CAPS AD. O evento ocorreu no dia 6 e teve como foco as infecções sexualmente transmissíveis – as ISTs. Já no dia 8 aconteceu uma palestra sobre hepatites virais e ISTs com a população em situação de rua, em parceria com o Centro Pop.
A programação continua na próxima segunda-feira (25), às 8h30, com a equipe do Ambulatório de Infectologia ministrando uma palestra sobre tuberculose. os acadêmicos do 2º ano de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participarão da orientação.
O clínico geral Celso José Gomes, a psicóloga Lucineia Ceolin e a estagiária de biomedicina Carla Ruaro vão até o campus sede da faculdade para conversar com os estudantes. A mesma palestra será realizada na terça-feira (25), também às 8h30, com outro grupo de alunos de Medicina da Unipar.
Na terça, os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Tiradentes participarão do projeto Prevenção e Sexualidade na escola. Além disso, os profissionais do Ambulatório de Infectologia farão a palestra sobre métodos contraceptivos. A enfermeira Juliana Frasquetti, a psicóloga Lucineia e a estagiária Mariana abordarão o tema.
No dia 27, quarta, as mesmas atividades acontecerão com outra turma do Colégio Tiradentes na parte da manhã, das 10h às 11h45.
Importância da orientação
A coordenadora do Ambulatório de Infectologia, assistente social Maria de Lourdes Gianini, lembra que a orientação e a conversa são essenciais. Ela ressalta que essas são importantes para prevenir doenças, pois permitem sensibilizar os jovens. Dessa forma, eles aprendem sobre as formas de contágio, condutas preventivas, diagnóstico e tratamento das doenças.
Maria de Lourdes reforça que o Ambulatório de Infectologia está à disposição para orientações e consultas. Além disso, a unidade realiza testes rápidos e dispensação de profilaxias pré-exposição (PREP) e pós-exposição (PEP).
O endereço é a avenida Rio Branco, 4488 – com entrada pela rua Perobal. O telefone de contato é o (44) 3906-1033. Em julho a equipe do ambulatório de infectologia fez uma campanha de prevenção às hepatites virais. Relembre aqui.
(Informações: Assessoria PMU)