Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Umuarama terá central de atendimento ao cidadão no Shopping Palladium

A central de atendimento vai concentrar, em um único local, diversos serviços públicos estaduais, municipais e federais

O Shopping Palladium Umuarama abrigará uma das unidades do Poupatempo Paraná - Foto: Danilo Martins/OBemdito
Umuarama terá central de atendimento ao cidadão no Shopping Palladium
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 27 de agosto de 2025 às 19h21 - Modificado em 27 de agosto de 2025 às 19h21

O Governo do Paraná oficializou nesta semana a abertura de mais quatro unidades da central de atendimento ao cidadão, que terão o nome de Poupatempo Paraná. Umuarama terá uma dessas unidades e ela ficará no Shopping Palladium.

A implantação faz parte de uma iniciativa do Governo do Estado, que tem como premissa possibilitar a diminuição de burocracias através das centrais de atendimento ao cidadão. As primeiras quatro unidades fazem parte da fase inicial do projeto, que usa modelos nacionais e internacionais como referência. 

Esses espaços vão concentrar, em um único local, diversos serviços públicos estaduais, municipais e federais. Tais como, a emissão de documentos, licenças e alvarás, além de orientação sobre programas e ações do governo.

Na semana passada o Governo do Paraná confirmou as unidades no Shopping Estação, em Curitiba; no Palladium Shopping Center, em Ponta Grossa; no Shopping Palladium Umuarama, em Umuarama; e no Boulevard Shopping Londrina, em Londrina. Nesta semana houve as confirmações das unidades no Park Shopping Boulevard, em Curitiba; no Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu; no Shopping Cidade Maringá, em Maringá; e no Shopping São José, em São José dos Pinhais.

Todos já estão em obras, com previsão de inauguração nos próximos meses. As primeiras unidades do Poupatempo Paraná que serão inauguradas são as do Shopping Estação, Ponta Grossa, Umuarama e Londrina.

Previsão de 20 centrais de atendimento ao cidadão

No total, a previsão é de que o Estado tenha 20 unidades do Poupatempo Paraná. Com isso, será possível realizar até 7 milhões de atendimentos por ano, ou cerca de 27 mil por dia.

As centrais de atendimento ao cidadão funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com estruturas padronizadas e acessíveis. Os espaços contarão com áreas de espera, atendimento e estacionamento. Além disso, o Governo pensou na arquitetura para dar conforto e agilidade ao serviço público.

O programa também contempla uma plataforma de serviços digitais que oferece uma experiência online intuitiva com diferentes tipos de jornada. Sendo elas: 100% digitais, podendo solicitar ajuda de um atendente via videochamada, para aqueles que possuem dificuldades com a tecnologia e jornadas híbridas, iniciadas online e finalizadas presencialmente. O uso das informações será limitado à execução dos serviços contratados.

Três fases

O projeto de implantação possui três fases, cuja conclusão deve ocorrer no período de até um ano. A primeira delas é a abertura dessas oito unidades já anunciadas. Para essas localidades, além das obras, os próximos passos envolvem a sinalização dos espaços físicos e de comunicação visual, treinamento das equipes que atuarão nesses espaços integrados e divulgação do novo serviço à população.

A segunda etapa consiste na instalação do Poupatempo Paraná em Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba (Boa Vista), Guarapuava e Paranaguá. Na terceira e última fase, as cidades de Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo receberão suas unidades.

Investimento

O Consórcio PR Cidadania, formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda, venceu a licitação. Dessa forma, é o responsável por implantar, operar e manter as centrais de atendimento. A estimativa do Governo do Paraná é de que a economia ultrapasse os R$ 2 bilhões durante a vigência do contrato.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas