
PMU alerta para golpe do IPTU em redes sociais e aplicativos de mensagem
A orientação é que nenhum pagamento seja feito com base em cobranças que não sejam verificadas junto ao município


A Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura Municipal de Umuarama (PMU) alerta os contribuintes, em geral, para uma tentativa de golpe que algumas pessoas estão recebendo por meio das redes sociais, aplicativo de mensagens ou por e-mail, envolvendo o IPTU. A orientação é que nenhum pagamento seja feito com base em cobranças que não sejam verificadas junto ao município.
A secretária de Fazenda Andreia de Paula Guimarães lembra que as comunicações oficiais da Prefeitura contam com a extensão ‘pr.gov.br’ e as contas de e-mail terminam com ‘@umuarama.pr.gov.br’.
Para evitar o golpe, a orientação, segundo a PMU, é que a população se mantenha alerta assim que receber qualquer contato suspeito sobre o IPTU ou qualquer assunto semelhante. “Se tiver qualquer dúvida, o contribuinte deve entrar em contato com a Prefeitura, pelo fone (44) 3621-4141, e procurar a Secretaria da Fazenda, ou comparecer pessoalmente”, alertou a secretária.
Os golpistas tentam intimidar as vítimas com ameaças de execução fiscal, inscrição em dívida ativa, protesto em cartório, bloqueio de contas bancárias, restrições de crédito leilão do imóvel, além da cobrança de uma suposta ‘taxa de regularização’ que nem existe. “Fiquem atentos e não façam pagamentos se não conferir antes a procedência da dívida. Estamos à disposição para esclarecimentos”, completou Andreia Guimarães.