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Douradina: Familiares conseguem evitar que idoso perdesse R$ 3 mil em golpe bancário

Confira como os familiares conseguiram evitar a transferência do dinheiro

Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
Douradina: Familiares conseguem evitar que idoso perdesse R$ 3 mil em golpe bancário
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 6 de setembro de 2025 às 20h48 - Modificado em 6 de setembro de 2025 às 21h09

Familiares conseguiram evitar que um idoso de Douradina perdesse R$ 3 mil em um golpe bancário. A situação de fraude eletrônica aconteceu na última sexta-feira (5) e a vítima é um senhor de 68 anos, morador da zona rural do município. A Polícia Militar (PM) registrou o caso e divulgou uma nota com informações.

Os envolvidos procuraram a PM para registrar uma ocorrência de tentativa de golpe bancário. De acordo com a nota policial, a vítima recebeu uma ligação de vídeo em que o autor se passou por funcionário de instituição financeira. O golpista orientou o idoso sobre a liberação de chave de segurança no aplicativo do banco.

No entanto, durante a ação do estelionatário, familiares desconfiaram da situação. Em seguida, eles entraram em contato com a agência bancária. Os funcionários conseguiram intervir a tempo e bloquearam uma transferência de mais de R$ 3 mil que estava em andamento.

Posteriormente, a família procurou a Polícia Militar e relatou a tentativa de golpe. Os militares confeccionaram um boletim de ocorrência para as providências cabíveis.

Leia também: PMU alerta para golpe do IPTU em redes sociais e aplicativos de mensagem.

Dicas para evitar golpes

Com o aumento da digitalização, os golpes de fraude bancária estão se tornando cada vez mais sofisticados. Proteger suas informações financeiras é crucial. Confira abaixo algumas dicas para se proteger dos golpes mais comuns:

1. Desconfie de contatos inesperados

Alguns dos golpes bancários mais comuns envolvem a falsa central de atendimento e o falso funcionário do banco. Os golpistas entram em contato se passando por funcionários do seu banco, muitas vezes com um discurso alarmista sobre uma transação suspeita ou um problema na sua conta. Eles solicitam seus dados pessoais, senhas e códigos de segurança.

A dica é nunca fornecer informações sensíveis por telefone, e-mail ou mensagem. Desligue a chamada e entre em contato com seu banco através dos canais oficiais (site, aplicativo ou o número no verso do seu cartão) para verificar a veracidade da informação.

2. Cuidado com o phishing

O phishing é uma técnica que utiliza e-mails, SMS e mensagens em redes sociais para “pescar” suas informações. As mensagens parecem ser de instituições financeiras e geralmente contêm links para sites falsos que imitam os sites verdadeiros dos bancos.

Por isso, a dica é não clicar em links suspeitos. Verifique sempre o remetente do e-mail e a URL do site. Sites seguros começam com “https://”. Na dúvida, acesse o site do seu banco digitando o endereço diretamente no navegador.

3. Proteja-se no WhatsApp

Uma modalidade de golpe é a do WhatsApp clonado. Nesse caso, os golpistas conseguem clonar sua conta de WhatsApp e se passam por você para pedir dinheiro emprestado a seus contatos.

Dessa forma, a dica é que as pessoas ativem a verificação em duas etapas do WhatsApp. Isso adiciona uma camada extra de segurança, exigindo um PIN para registrar seu número de telefone em outro dispositivo. Nunca compartilhe seu código de verificação do WhatsApp.

4. Atenção com golpes com boletos e PIX

No golpe do boleto falso, os criminosos adulteram boletos, alterando o código de barras para que o pagamento seja desviado para a conta deles.

Nesse caso, a dica é que antes de pagar um boleto, confira atentamente os dados do beneficiário. A princípio, se houver qualquer divergência, não efetue o pagamento e entre em contato com a empresa emissora do boleto.

Por outro lado, existe o golpe do PIX. Há diversas variações, como o QR Code falso e o pedido de transferência para “testar” a chave PIX. Nessas situações, a dica é sempre verifique os dados do destinatário antes de confirmar uma transação PIX. Desconfie de pedidos de pagamento para pessoas ou empresas que você não conhece.

5. Senhas fortes e únicas

Dica: Crie senhas fortes, com letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Não utilize a mesma senha para diferentes serviços, especialmente para seus aplicativos bancários. Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível.

6. Monitore suas contas

Por fim, a dica é verificar regularmente seus extratos bancários para identificar qualquer transação não autorizada. Caso encontre algo suspeito, entre em contato com seu banco imediatamente.

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