Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Manifestações políticas em Umuarama reúnem poucas pessoas

Pesquisas recentes apontam que parte expressiva da população demonstra cansaço com a polarização entre direita e esquerda

Foto: Colaboração/OBemdito
Manifestações políticas em Umuarama reúnem poucas pessoas
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 8 de setembro de 2025 às 09h42 - Modificado em 8 de setembro de 2025 às 10h05

Umuarama registrou neste domingo (7) dois atos políticos organizados por partidos de direita e de esquerda. Segundo os organizadores, cerca de 300 pessoas participaram das mobilizações, que ocorreram em horários distintos.

O primeiro ato começou às 9h30, com concentração na Praça Anchieta. Intitulado “Ato pela Soberania Nacional”, o movimento foi organizado pela Frente Brasil Popular e contou com apoio do PT. Os organizadores estimaram a presença de aproximadamente 100 participantes. A pauta incluiu defesa da democracia, fortalecimento dos direitos sociais e críticas à desigualdade.

À tarde, às 15h, ocorreu a “Passeata pela Liberdade”, convocada pelo deputado estadual Ricardo Arruda (PL). A concentração ocorreu na Praça Miguel Rossafa e seguiu pela avenida Arthur Thomas. Os organizadores falaram em cerca de 200 pessoas.

Os manifestantes pediram anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando prédios públicos em Brasília foram depredados. Também houve cartazes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Entre as faixas, frases como “Fora Lula” e “Fora Moraes” se repetiram.

As duas mobilizações, de campos políticos opostos, reforçaram pautas distintas, mas registraram baixa adesão popular. Em outras cidades do Paraná e do país também foram realizadas manifestações no mesmo dia, com resultados semelhantes.

Pesquisas recentes apontam que parte expressiva da população demonstra cansaço com a polarização entre direita e esquerda, por conta dos prejuízos econômicos ao país. Esse fator tem contribuído para a diminuição no número de participantes em atos convocados por lideranças políticas dos dois lados. Atualmente, grande parte dos eleitores tem se identificado com os partidos de centro.

Whatsapp Image 2025 09 08 At 08.07.47
Os atos convocados pelos partidos de esquerda reuniram cerca de 100 participantes.
Whatsapp Image 2025 09 07 At 13.10.13
Whatsapp Image 2025 09 08 At 09.01.13 (1)
A “Passeata pela Liberdade”, convocada pelo deputado estadual Ricardo Arruda (PL), reuniu, segundo os organizadores, 200 pessoas.

Leia também: Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice de Brasilândia do Sul

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas