
Após incêndio, alunos serão realocados para outras instituições de ensino em Cruzeiro do Oeste
A Secretaria Municipal de Educação irá fazer um levantamento dos estragos causados pelo fogo na Escola Municipal Rocha Pombo em […]


A Secretaria Municipal de Educação irá fazer um levantamento dos estragos causados pelo fogo na Escola Municipal Rocha Pombo em Cruzeiro do Oeste. O incêndio de grandes proporções foi registrado na madrugada desta segunda-feira (14).
As aulas na escola foram suspensas nesta segunda-feira. E os alunos serão remanejados para outras instituições a partir de terça-feira (15). A Prefeitura de Cruzeiro do Oeste irá disponibilizar transporte público aos estudantes desta região.
“Eu estive aqui desde às 05h30 quando fiquei sabendo do ocorrido. Nossas crianças e funcionários estão dispensados, isto porque estão todos abalados. Além da perda financeira por conta das proporções, tem toda a questão afetiva, nossos alunos se abraçavam e choravam ao ver a nossa escola assim, contou a Secretária de Educação Onilda Andrade De Almeida Barbosa.
A Escola Rocha Pombo foi a primeira da cidade a ofertar o ensino em tempo integral às crianças. Fundada em 1969 os professores, e a comunidade tem histórias que mudaram a vida de muitas pessoas que por ali passaram. A instituição está em uma área carente do município.
“A escola tem uma referência muito forte dentro de um bairro. As crianças tem a escolaridade e as oficinas, e eles aqui passam o dia. Parte da vida deles está registrada nesta escola”, enfatizou a secretária.
Hoje estão matriculados em tempo integral 143 anos. Todo o material didático e pessoal foram destruídos com o fogo. “Os estudantes passam a maior parte do tempo aqui. Como eles participam das aulas e oficinas todo o material escolar ficava guardado aqui”, observou.
Jéssica Rodrigues Pinheiro é mães de duas crianças que estudam na escola Rocha Pombo. Os dois filhos estão matriculados na instituição desde 2017 e ao ver a situação que o prédio ficou a mulher lamentou a situação. “Triste. Ontem (domingo) eu perdi o material dos meus filhos em água e hoje a escola por fogo. É um sentimento muito triste, após voltar as aulas neste ano, agora vem essa tragédia”, lamentou.
As salas das secretarias e e salas de aulas foram completamente destruídas pelo fogo, que se alastrou para as salas do fundo, mas foi contido pelos bombeiros. “Essa instituição é muito amada por todos. Hoje estamos abalados e muito triste com tudo que aconteceu. Mas temos o apoio da administração municipal e em breve vamos nos reerguer”, comentou a diretora.
SOBRE O INCÊNDIO
O incêndio na Escola Municipal Rocha Pombo em Cruzeiro do Oeste, pode ter sido criminoso, segundo o Corpo de Bombeiros.
Uma das portas estava arrombada e em uma das paredes os criminosos deixaram escrito a sigla de uma facção criminosa – o PCC, além de frases de cunho obsceno e sexista. Porém, ainda não é possível afirmar a ligação do PCC com as chamas que consumiram a escola.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas do incêndio. O local será periciado pelo Instituto de Criminalística.