Idosa acolhida por família de Umuarama é encaminhada para um abrigo temporário
A equipe da Secretaria de Assistência Social coletou informações e na próxima semana tentará contato com os familiares
A idosa que estava vagando pela rua Paranapanema e foi acolhida por uma família de Umuarama no último domingo (29/12) foi encaminhada para um abrigo temporário nesta sexta-feira (3). Na quinta (2) OBemdito havia informado que ela seria levada para uma instituição. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Umuarama esteve na residência de Fabiana Camilo e conversou com a senhora Sirley Clarindo, de 69 anos, conhecida como Dona Chica.
OBemdito falou com Maria Luisa Vicente Ribeiro Bertoco, nova Secretária de Assistência Social (integrante da equipe do prefeito Fernando Scanavaca) na tarde desta sexta. Ela disse que logo cedo a equipe da Secretaria foi até a casa onde a idosa estava, analisou suas condições e ela contou sua história de vida. Foram coletadas informações pessoais e de familiares e feito o encaminhamento para o lar temporário.
A equipe também foi até a Delegacia de Polícia Civil fazer um boletim de ocorrência relativo aos documentos da idosa. Dona Chica está sem seus documentos pessoais e sem o cartão do CadÚnico. Maria Luisa explicou que neste momento não é possível saber se o cartão do benefício está em posse de outra pessoa ou foi extraviado.
A secretária acrescentou que na próxima semana a equipe tentará manter diálogo com a família da idosa para entender a relação que eles possuem. “Ela relatou que eles não são próximos. De uma forma geral, apesar de ser idosa ela tem bastante autonomia e pareceu estar lúcida”, comentou Maria Luisa, acrescentando que a senhora não tem diagnóstico de transtorno ou demência. “Ela receberá todo o suporte técnico dentro da competência do serviço, até pelo fato de ser idosa e estar em situação de vulnerabilidade”, finalizou a secretária.
Fabiana Camilo, que acolheu Dona Chica confirmou que a equipe do Cras esteve na sua residência e se emocionou com a despedida. “Graças a Deus que deu tudo certo”, disse, afirmando estar com o coração apertado.
Clique aqui ou aqui para conferir mais informações sobre este caso.





