Carlos Da Cruz Publisher do OBemdito

Pedágio entre Umuarama e Maringá vai custar quase R$ 50, com ida e volta

Valores foram definidos pela ANTT e enviados ao Tribunal de Contas da União

Foto: Agência Estadual de Notícias
Pedágio entre Umuarama e Maringá vai custar quase R$ 50, com ida e volta
Carlos Da Cruz - OBemdito
Publicado em 7 de fevereiro de 2025 às 19h23 - Modificado em 8 de fevereiro de 2025 às 09h38

Os valores do pedágio da PR-323, que constam no documento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) para análise, apontam que a viagem entre Umuarama e Maringá (ida e volta) custará R$ 48,04 aos usuários da rodovia.

No trecho de pouco mais de 160 km, motoristas deverão passar por duas praças de pedágio: uma em Cianorte e outra em Jussara. A praça de Umuarama ficará no sentido Brasil–Paraguai, perto da divisa com Perobal.

A ANTT prevê tarifa de R$ 10,22 para a praça de Cianorte e de R$ 13,80 para o ponto de cobrança em Jussara.

Pedágio pode ser mais barato

A ANTT explicou a OBemdito que o critério que será utilizado no leilão é o maior desconto sobre a tarifa. Portanto, há a expectativa de diminuição dos valores. O projeto também pontua que a concessionária vencedora poderá cobrar o pedágio na modalidade Free Flow.

Esse sistema, relativamente novo no Brasil, permite a cobrança sem que os condutores parem nas praças de pedágio. O pagamento deve ser feito em até 30 dias. Uma resolução do Contran também determinou que, por meio desse sistema, os motoristas pagarão apenas pelo trecho percorrido e não o valor definido em cada praça. É uma possibilidade de econonomia.

No entanto, segundo o documento da ANTT, o uso do sistema não será obrigatório.

Quando as praças de pedágio começam a funcionar?

No documento, a ANTT não prevê uma data para o início das operações das praças de pedágio, mas a tabela do cronograma de obras estipula os prazos de reforma e construção dos pontos de cobrança.

Para as praças que já existem e estão desativadas, como a de Sertaneja, a previsão é de que estejam operacionais 6 meses após a concessão. Já as novas praças deverão ser construídas em até 1 ano após a privatização.

Outras obras na PR-323

A duplicação está prevista para toda a PR-323. São quase 160 km de rodovia que receberão mais uma faixa de tráfego em cada sentido.

Segundo o cronograma da ANTT, as obras de duplicação serão realizadas entre o 4º e o 8º ano após a privatização. O trecho entre Umuarama e Cianorte será um dos primeiros contemplados, com duplicação no 4º e no 5º ano.

No mesmo período, a agência prevê a construção de passarelas entre a “Capital da Amizade” e a “Capital do Vestuário”. Serão 11 instalações para a travessia de pedestres. Ao longo de toda a extensão da PR-323, a concessionária vencedora da licitação deverá construir 17 passarelas.

Além disso, dois viadutos serão construídos: um no km 215, na região de Cianorte, e outro no km 250, entre Cruzeiro do Oeste e Tapejara. Para o tráfego de bicicletas, serão implantados quase 16 km de ciclovias, com obras previstas entre o 3º e o 7º ano de concessão.

Previsão do leilão é setembro

As obras na PR-323 fazem parte do Lote 4 de concessão das rodovias do Paraná. Ao todo, 627,52 km serão privatizados.

As rodovias estaduais incluídas no pacote, além da PR-323, são: 182, 272, 317, 444, 862, 897 e 986. Já as rodovias federais são: 272, 369 e 376.

Atualmente, o TCU analisa o projeto. A expectativa da ANTT é que o edital de licitação seja lançado até março e o leilão realizado em setembro.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas