
Polícia apreende drogas com dois homens durante patrulhamento em Cruzeiro do Oeste
Ação ocorreu na noite de sexta-feira (20) no Jardim Cruzeiro, dentro da Operação Cidade Segura; substâncias seriam para consumo pessoal


Dois homens foram abordados pela equipe da Rotam na noite desta sexta-feira (20), em Cruzeiro do Oeste, durante patrulhamento pelo Jardim Cruzeiro. A ação fez parte da Operação Cidade Segura.
Segundo o boletim da Polícia Militar, os dois ocupavam um veículo de cor preta quando foram abordados. Com um dos suspeitos, os agentes encontraram três porções de substância análoga à cocaína no bolso da blusa, além de maconha embalada em plástico, localizada em seu bolso da calça.
Com o segundo homem, nada foi encontrado na busca pessoal, mas uma porção de maconha foi localizada no interior do veículo, escondida em embalagem plástica.
Nenhum dos envolvidos possuía mandado de prisão em aberto. O condutor foi autuado com base no artigo 162, inciso I, por dirigir sem carteira nacional de habilitação (CNH). O carro foi posteriormente entregue ao proprietário habilitado.
Os entorpecentes foram apreendidos, e os dois homens liberados após os procedimentos no 7º Batalhão da Polícia Militar. O caso foi registrado como posse de drogas para consumo pessoal.
Operação contra o tráfico de drogas
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), deflagrou nos municípios de Xambrê e Umuarama a Operação Manihot. O foco foi o combate aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A ação aconteceu na tarde de quarta-feira (18) e contou com equipes da Delegacia de Polícia Civil de Xambrê e apoio operacional do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) de Umuarama e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).
De acordo com a PCPR, os policiais cumpriram 7 mandados de busca e apreensão domiciliar e 3 mandados de prisão preventiva, em Xambrê e Umuarama. A operação contou com o emprego de 22 policiais e 7 viaturas das forças de segurança.
A Polícia Civil iniciou as investigações no começo de 2025. A PCPR tinha como alvo principal um homem de 28 anos, suspeito de atuar no comércio de drogas na cidade de Xambrê.
A maior parte dos ‘clientes’ eram trabalhadores rurais envolvidos na colheita de mandioca (Manihot esculenta). Além disso, o traficante atuava nos fronts convencionais da traficância (nos esquemas de “delivery” e “drive-thru”).
Mandados de prisão
De acordo com nota divulgada pela delegada de Xambrê, Maria Julia Gonçalves, durante o curso das investigações um homem chegou a ser preso. Os policiais o detiveram em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Na ocasião, a Polícia Civil apreendeu entorpecentes, dinheiro e um aparelho celular.
“A análise dos dados extraídos do telefone, realizada com autorização judicial, permitiu à Polícia Civil identificar uma associação criminosa, voltada para a comercialização de drogas no município de Xambrê”, informou a delegada.
Nesta quarta-feira, além do alvo principal, a PCPR prendeu preventivamente uma mulher de 41 anos que é companheira do alvo principal. Além disso, os policiais prenderam um homem de 31 anos apontado como fornecedor de entorpecentes.
Leia também: Polícia prende dois e apreende drogas e armas durante operação em Ivaté e Querência do Norte.
Por fim, a Operação Manihot deflagrada em Xambrê e Umuarama resultou na apreensão de simulacros de arma de fogo, aparelhos celulares e uma porção de maconha. As equipes também apreenderam dinheiro em espécie e cadernos de anotações com indicativo de contabilidade do tráfico.
Os agentes de segurança encaminharam os presos à Polícia Penal do Estado do Paraná, onde permanecem à disposição da Justiça.