
Equipes encerram segundo dia de buscas por idosa desaparecida em Umuarama
O trabalho de buscas se concentrou em um pesqueiro na região do Parque Dom Bosco

As equipes encerraram o segundo dia de buscas por uma idosa desaparecida em Umuarama por volta das 19h30 desta segunda-feira (30). Os trabalhos se concentraram em um pesqueiro na região do Parque Dom Bosco.
Maria Aparecida Correia, 79 anos, desapareceu na manhã de domingo (29). Ela foi vista pela última vez foi por volta das 6h e a procura por ela começou no mesmo dia.
O Corpo de Bombeiros coordena os esforços e o foco foi o pesqueiro localizado no bairro. Isso porque, imagens de câmeras de segurança mostraram que a idosa desaparecida passou por ruas do bairro e caminhou naquela direção. Confira as imagens aqui.
OBemdito esteve no local no final da tarde e início da noite desta segunda, mas não havia autorização para entrar no estabelecimento. Os bombeiros isolaram a área para não acontecerem interferências. A equipe chegou a procurar pela idosa desaparecida nos açudes do pesqueiro, porém, até o início da noite não havia indícios dela ter entrado na água.
O Capitão Dieferson, da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros, conversou com OBemdito e repassou informações sobre o encerramento dos trabalhos nesta segunda. Ele informou que na terça-feira (1º/7) as equipes retomam as buscas logo cedo. Confira o vídeo abaixo.
Varredura em toda a área
O grupo de buscas fez uma varredura na área de mata entre os bairros Dom Bosco e Jardim Morumbi no domingo. Nesta segunda, o Corpo de Bombeiros concentrou o trabalho em uma mata próxima e no pesqueiro. Alguns familiares acompanham os trabalhos.
Um cão farejador dos bombeiros de Londrina auxilia na procura. Em virtude da presença do cão, os profissionais solicitaram que membros da família que residem com a idosa desaparecida não se mantivessem tão próximos. O objetivo é que o cheiro das pessoas não interfira no trabalho de faro do cão.

Além disso, uma equipe do Samu, com ambulância, estava no local para o caso de a senhora ser localizada e precisar de atendimento.
O Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros, chegou a sair de Curitiba com destino a Umuarama. O Gost possui uma aeronave específica que iria sobrevoar a região de mata. No entanto, devido ao mau tempo, o grupamento não conseguiu se deslocar no trecho de Cascavel para Umuarama e deve chegar apenas na terça.

Imagens da idosa desaparecida
As últimas imagens registradas mostram que Maria Aparecida usava um vestido, blusa amarela, lenço azul na cabeça e tinha as pernas enfaixadas. A família teme pelo frio intenso e acredita que alguém possa ter acolhido a idosa sem avisar. Maria Aparecida mora com uma irmã e o sobrinho em uma residência na rua Dom Eugênio, no Parque Dom Bosco.
Em conversa com OBemdito, a família comentou que a idosa já desapareceu em outras ocasiões. O último episódio ocorreu há cerca de 15 anos, quando ela foi localizada na região de Maria Helena, cidade próxima a Umuarama. Maria é considerada uma pessoa com necessidades especiais e sofre de epilepsia, fazendo uso de medicamentos controlados.
Quem tiver informações sobre o paradeiro de Maria Aparecida pode entrar em contato pelos telefones (44) 9 8462-4974 (Tereza) ou (44) 9 9969-9137 (Júlio César). Também é possível informar à Polícia Militar pelo 190 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

Polícia Civil investiga o desaparecimento
A 7ª Subdivisão Policial de Umuarama divulgou uma nota a respeito da investigação sobre o caso da idosa desaparecida. De acordo com o delegado Adailton Ribeiro Junior, a Polícia Civil iniciou as investigações imediatamente após tomar conhecimento dos fatos.
“A Polícia Civil de Umuarama passou a realizar uma série de diligências objetivando localizar a idosa. Ressaltando ainda que na presente data a equipe policial destacada para acompanhar o caso, conversou com familiares, teve acesso a algumas câmeras de segurança, porém até a presente data ainda não localizaram a pessoa desaparecida”, informa a nota.
