Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Forças de segurança retomam buscas pelos desaparecidos em Icaraíma

Neste domingo (10), a polícia apreendeu uma espingarda calibre 12 em uma residência

Forças de segurança retomam buscas pelos desaparecidos em Icaraíma
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 11 de agosto de 2025 às 09h23 - Modificado em 11 de agosto de 2025 às 12h29

As forças de segurança retomaram na manhã desta segunda-feira (11), por volta das 9h, as buscas pelos quatro homens desaparecidos no município de Icaraíma. Alencar Gonçalves de Souza, morador local, e os paulistas Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi e Diego Henrique Afonso foram vistos juntos pela última vez na terça-feira passada. Eles estavam em uma panificadora da cidade e, desde então, não foram mais localizados.

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de homicídio. Os principais suspeitos do desaparecimento são Antônio Buscariollo, 66 anos, e Paulo Ricardo Costa Buscariollo, 22 anos, pai e filho que estão foragidos. A Justiça decretou a prisão preventiva deles na última sexta-feira (8). As buscas serão concentradas em pontos suspeitos identificados durante varreduras realizadas no domingo (10) ao longo do Rio Ivaí, no Porto Novo.

Busca por terra, água e ar

No domingo, além das equipes do Corpo de Bombeiros, as operações contaram com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar e da Força Nacional. As diligências seguiram por todo o dia, sendo encerradas às 19h.

O Corpo de Bombeiros utilizou equipamento sonar para varredura no rio, com aproximadamente 130 quilômetros percorridos em diligências aquáticas. A equipe contou ainda com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Na noite de sábado (9), os bombeiros de Curitiba chegaram para reforçar as buscas. Também atuam no caso o grupo GOST, formado por seis militares e um cão, além da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (2ª CIBM).

As equipes foram organizadas em três grupos para as buscas. A primeira equipe utilizou uma embarcação equipada com sonar, partindo de Porto Camargo para realizar a inspeção da margem do rio até a localidade de Herculândia.

Além disso, a balsa na região também foi inspecionada com o sonar. A segunda equipe contou com três militares e um cão farejador, que se dirigiram até a propriedade rural no distrito de Vila Rica, onde as vítimas foram vistas pela última vez.

Nesta área, um drone foi empregado para identificar pontos de interesse, enquanto o cão farejador realizou buscas no entorno do pesqueiro. Já a terceira equipe, composta por dois militares responsáveis pelo apoio e pelo posto de comando, deslocou-se inicialmente até o porto Jundiá e, em seguida, seguiu para Herculândia. A aeronave do BPMOA fez levantamentos aéreos para direcionar os trabalhos terrestres,

Apreensão de arma de fogo em endereço suspeito

Durante diligências conjuntas da Polícia Civil e Militar, um endereço suspeito de armazenar armas foi identificado. No local, a polícia apreendeu uma espingarda calibre 12 com numeração suprimida, além de 12 munições do mesmo calibre. O proprietário da residência, identificado como E.B.D.S, 38 anos, foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Ele não possui antecedentes criminais.

“O indivíduo preso pode ou não estar envolvido nos desaparecimentos, mas os fatos passam a integrar as investigações para uma apuração mais aprofundada”, explicou o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial de Umuarama, Gabriel Menezes.

A Polícia Civil deve realizar uma coletiva nesta segunda-feira, às 17h, com todas as forças envolvidas para atualizar as informações da operação.

Polícia Civil trabalha com hipótese de homicídio

O delegado Gabriel Menezes confirmou que o caso é tratado como homicídio, uma vez que os quatro homens desapareceram após tentarem cobrar uma dívida em Icaraíma.

“As informações apuradas até o momento apontam para um contexto de homicídio. Contudo, as buscas continuam e nada pode ser descartado”, disse. Ele ressaltou ainda que “não há indicativo, até o momento, de envolvimento do crime organizado”.

Pai e filho são os principais suspeitos

No sábado (9), a Justiça decretou a prisão preventiva dos suspeitos Antônio Buscariollo e Paulo Ricardo Costa Buscariollo, pai e filho apontados como responsáveis pelo desaparecimento. Eles fugiram após prestar depoimento logo após o sumiço das vítimas.

A investigação tenta confirmar se as vítimas foram assassinadas ou estão mantidas em cativeiro na região.

Na sexta-feira (8), a polícia apreendeu um carro ligado à família investigada. “A princípio, trata-se de um veículo pertencente a essa família. O carro está passando por perícia para tentar encontrar vestígios que ajudem a localizar as vítimas. Esses resultados, porém, demoram a sair”, explicou o delegado.

Antônio Buscariollo possui antecedentes por posse ilegal de arma de fogo. Paulo Ricardo Costa Buscariollo não tem antecedentes criminais.

Desaparecidos em Icaraíma

Os quatro homens desapareceram na terça-feira (5). Conforme a Polícia Civil, eles foram vistos juntos pela última vez em uma panificadora local.

O grupo seguiu para uma propriedade rural no distrito de Vila Rica do Ivaí, onde planejava cobrar uma dívida estimada em R$ 1 milhão. Desde então, familiares não têm mais notícias do grupo.

“O contexto da investigação indica que as vítimas podem ter caído em uma emboscada, possivelmente praticada por membros da família investigada, incluindo Antônio e Paulo”, informou a polícia.

Leia também: Polícia prende motociclista por adulteração de sinal identificador em Altônia
Leia também: Homem é preso após tentar esfaquear companheira no centro de Maria Helena
Leia também: Polícia prende motociclista por adulteração de sinal identificador em Altônia

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas